ESSA REVIEW REPRESENTA A MINHA OPINIÃO COM BASE NA MINHA EXPERIÊNCIA COM GHOST OF TSUSHIMA APÓS TER ZERADO E PLATINADO O GAME.

Ghost of Tsushima é um game de ação e aventura em mundo aberto desenvolvido pela Sucker Punch exclusivamente para Playstation 4.

O mundo aberto de Ghost of Tsushima é de longe o seu maior ponto forte, extremamente belo e delicioso de se explorar. As atividades secundárias são muito bem elaboradas e oferecem ótimas recompensas, principalmente os contos míticos que consistem em você ir atrás de alguma lenda urbana da ilha de Tsushima. Esses contos míticos oferecem recompensas sensacionais que são melhores do que a maioria das recompensas das missões principais.

Ghost of Tsushima possui uma ambientação fantástica, com cenários que te deixam babando de tão bonitos que são. Porém, muitos interiores de construções são repetidos milhares de vezes, o que mostra um reaproveitamento de assets muito exagerado.

O combate é divido em dois modos, o fantasma e o samurai. O combate como samurai é muito divertido e dificilmente cansa, porém alguns problemas de câmera acabam atrapalhando bastante em alguns momentos. Já o fantasma é o stealth do jogo, que infelizmente foi um pouco decepcionante, ele possui bons recursos, mas a inteligência artificial dos inimigos deixa bastante a desejar. Na grande parte do tempo eu usei o modo samurai, pois o fantasma não oferece nenhuma recompensa extra além de ser mais complicado e lerdo. No geral eu achei um ótimo combate e um dos mais divertidos que eu já vi em um game de mundo aberto.

Um elemento do combate que eu gostei bastante foram os duelos, que são basicamente as boss battles do jogo. Elas geralmente ocorrem em locais lindos e nelas você não pode utilizar nenhuma habilidade, exceto a sua katana e tudo que envolve ela. Essas batalhas possuem um bom gostinho de Sekiro, porém facilitado. Minha única crítica negativa a esse ponto é a baixa variedade de golpes dos chefes, o que deixa as batalhas menos únicas.

A otimização de Ghost of Tsushima é bem impressionante, pesando apenas 35 GB no PS4 e possuindo loadings muito rápidos. Porém, em alguns momentos ocorreram quedas de frames bruscas e bem frustantes. Já em relação ao polimento do jogo, ele está bem fraco, com muitos bugs principalmente nas sessões de plataforma que estão lotadas de bugs de colisão.

A história não era algo que eu estava esperando muito para esse game, mas foi melhor do que eu pensava. Ela possui momentos muito marcantes e bem feitos, mas também possui partes extremamente mornas. O game tem bons personagens que são bem mais desenvolvidos nas missões secundárias, portanto se você fizer somente as missões principais os personagens vão ser bem mais rasos. No geral a história de Ghost of Tsushima é boa, mas não está entre as melhores da Sony.

Em relação ao sound design o jogo é excepcional, com sound effects muito imersivos e uma trilha sonora maravilhosa e muito arrepiante.


Ghost of Tsushima é um ótimo game de mundo aberto, com um mundo muito único, marcante e imersivo. Apesar dos problemas, esse com certeza é um dos meus jogos favoritos desse gênero.

Nota:88/100

Reviewed on May 25, 2022


Comments