No início deste mês passado de janeiro, joguei Hogwarts Legacy, um jogo ambientado no universo de Harry Potter que, obviamente, não poderia deixar de jogar. Infelizmente, só pude jogar agora em 2024 por alguns problemas pessoais.

Esse jogo em questão foi muito aguardado por mim e também por toda a comunidade gamer, que estava ansiosa por um jogo novo no universo de Harry Potter. Embora não esteja isento de falhas, Hogwarts Legacy é um jogo que já adianto a todos que é um jogaço, seja pelo seu mundo aberto, rico em diversos pontos, quanto pela experiência de interagir com esse mundo mágico de Harry Potter com uma tecnologia mais atual. Porém, se na parte estética ele é incrível, na sua parte técnica a história é outra; tive muitos problemas, seja por quedas de frames ou até mesmo por problemas com carregamento de texturas, cenários, e etc. Inclusive, o começo da minha jogatina foi no computador, porém o jogo estava tão ruim que resolvi pegar o jogo no console e jogar no meu Series S mesmo, e aí sim, apesar de ainda ter um problema ou outro similar ao PC, como o problema dos carregamentos de cenários e texturas, ainda sim a experiência se demonstrou bem mais sólida que a experiência no PC.

Hogwarts Legacy conta uma história diferente dos livros ou filmes de Harry Potter, apesar de se passar no mesmo universo. Aqui, construímos nosso próprio personagem para se juntar ao mundo bruxo, como um estudante do quinto ano na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. De acordo com a lore do universo, os indivíduos normalmente recebem sua carta de aceitação quando têm onze anos, mas um indivíduo pode ingressar tardiamente em raras ocasiões. Esta foi uma maneira usada no jogo para apresentar o nosso personagem.

Além de descobrir sua conexão com a magia mais tarde na vida, o protagonista também possui habilidades mágicas antigas e extremamente raras. Isso não apenas abre oportunidades adicionais, mas explica por que eles são lançados no meio de um conflito que se estende muito além de apenas aulas.

No geral, Hogwarts Legacy é muito equilibrado, tanto para quem nunca nem viu nada de Harry Potter quanto para quem já ama de carteirinha esse universo. Tudo flui organicamente, e cada missão, seja principal ou secundária, parece ter significado muito importante e divertido para você.

Falando um pouco de nossa jogabilidade, ao começar o jogo pela primeira vez e ver quantas coisas diferentes estão sendo apresentadas na jogabilidade, pode causar um momento de confusão e dúvida para você. Felizmente, cada sistema do jogo vai sendo explorado de maneira mais profunda ao longo do jogo e nao passa despercebido.

O combate no jogo é muito intrigante porque em diversos momentos ele me lembrou muito um Soulslike, apesar do jogo não ter essa proposta em sua jogabilidade; em diversos momentos de combate, você vai usar a esquiva como principal arma, e é simplesmente incrível, e esses momentos me lembraram muito um game Soulslike. O jogo tem um ritmo de combate muito legal, e independentemente de quantos feitiços ou encantamentos diferentes o jogador tenha aprendido, eles podem escolher quatro para sua roda de feitiços. Estes podem ser trocados a qualquer momento, até mesmo durante o combate, dando a você a chance de desenvolver seu próprio estilo de combate na hora do game mesmo. Com um clube de duelos disponível, há muito tempo para praticar diferentes feitiços, combinações e sequências antes de entrar em uma área de combate.

Puzzles ambientais estão espalhados pelo mapa. Embora os mesmos puzzles sejam usados repetidamente, cada um tem um nível diferente de dificuldade. Algumas áreas são bloqueadas por requisitos de nível, mas a maioria exige aprender um novo feitiço antes de acessar.

A maioria das missões requer um minigame em algum momento. Alguns desses podem ser simples e divertidos nos quais você usa o feitiço "accio" para recuperar livros voadores. Outros podem ser um pouco tediosos. Um exemplo são as chaves voadoras. Após encontrar uma chave voadora e segui-la até um armário trancado, você deve observar a chave e batê-la enquanto ela passa pela fechadura. As recompensas raramente valem o tempo para esses minigames específicos. Mas geralmente não são obrigatórios e representam apenas uma parte quase insignificante da experiência geral que o jogo vai te dar.

Um aspecto que chamou muito minha atenção no início antes de jogar foi o voo. Algumas horas no jogo, o protagonista participa de aulas de voo e pode comprar uma vassoura, se desejar. Voar, na maior parte, é uma experiência suave e divertida. Os controles são bem ruinzinhos na hora de voar mas nada que comprometa completamente sua jogabilidade, na realidade como dito antes é muito divertido.

O jogador deve frequentar aulas para progredir na história e aprender novos feitiços, encantamentos, poções e outras habilidades. As aulas são estruturadas também como minigames.

Na sua parte visual e sonora, Hogwarts Legacy é lindo e a sua parte sonora sem sombra de dúvida é incrível, toda a parte sonora lembra perfeitamente a sensação de assistir aos filmes da série. Já na sua parte visual, é igualmente incrível, tudo é extremamente lindo e grandioso aos seus olhos, muito raramente há áreas sem nada para ver ou fazer. No entanto, tentar fazer esse visual ser incrível do jeito que é parece ter prejudicado um pouco o desempenho do game. O modo Fidelidade mantém o jogo a 30 FPS e eleva as texturas a um jogo AAA atual. O modo Desempenho fica na faixa de 60FPS, mas parece um jogo de PlayStation 4 ou algo do tipo. Esses problemas são muito perceptíveis, mas não são suficientes para arruinar a imersão de forma alguma.

Hogwarts Legacy é um jogo muito bom tanto para os antigos fãs da franquia quanto para os novatos na série. Ele oferece um mundo de magia e mistério com uma história principal que é a caprichosa e recheado também de missões secundárias, há inúmeras razões para não dispensar esse game que é incrível. Problemas gráficos ocasionais são perceptíveis, mas no geral são facilmente ignorados pela abundância de pontos positivos que o jogo tem. Hogwarts Legacy é uma experiência fascinante e encantadora que não deve ser perdida por ninguém.

Pontos Positivos:
- História
- jogabilidade
- Mundo aberto
- Abundância de coisas para descobrir

Pontos Negativos:
- Gráficos visuais podem em alguns momentos parecer datado
- Alguns minigames são tediosos

Versão utilizada para análise: XSS

Reviewed on Feb 08, 2024


Comments