lembrando que tem analise em video no canal.

https://youtu.be/nN7O6cW8d6Q

fala galera, vamos falar hoje desse jogo recém lançado para consoles e PC chamado SOULVARS tem despertado a minha atenção. Eu o vi na lista de lançamentos mensais e provavelmente fiquei interessado na estética visual dele, então o adicionei à minha agenda de jogos. Vale ressaltar que o jogo custa R$60 nos consoles e R$40 no PC. Decidi jogar a versão demo para ter uma ideia se vale a pena comprá-lo ou não.

Como não vou falar muito sobre a história em si, vamos nos concentrar na experiência de jogo em geral. SOULVARS é um JRPG por turnos, animado em pixel art e focado na construção de baralhos - neste caso, almas - em que seu grupo luta contra a invasão dos Dominadores em batalhas rápidas e dinâmicas.

Na parte de jogabilidade, o jogo me lembrou muito os clássicos "beat 'em up" que costumávamos ter antigamente. Nele, temos um mapinha dividido em blocos amarelos na tela, onde basicamente você pode ir para esquerda, direita, cima e baixo, conforme as opções vão sendo disponibilizadas. Conforme você avança, é possível encontrar batalhas por turno em alguns desses quadrados. Cada membro do grupo possui um dispositivo muito especial, algo parecido com os Power Rangers, cada um com um poder elemental único, como fogo, gelo, eletricidade, etc.

Como mencionado, o combate em si é por turnos, mas o grande diferencial do jogo é que as habilidades são definidas por cartas, que basicamente representam ataques, magias e golpes especiais. O jogo conta com uma boa variedade de cartas, o que adiciona profundidade à jogabilidade e permite combinações interessantes. Por exemplo, combinar duas cartas de fogo resulta em um mega ataque ao seu personagem e possivelmente explora a fraqueza de algum inimigo.

Embora tenha achado essa mecânica interessante, sinto que ela pode ser um grande problema para o jogo, pois acaba se tornando um tanto confuso, seja pelo conceito em si ou pela mecânica das cartas. É quase certo que você ficará perdido em sua primeira jogada.

No que diz respeito aos aspectos gráficos e sonoros, o jogo possui um visual muito bonito, com uma paleta de cores vibrante e uma estética neon que confere personalidade ao jogo. A trilha sonora também é muito boa e agrega muito ao jogo, como o game é dinâmica e rápida a trilha acaba por não se tornar enjoativa, o que acontece com frequência em jogos por turno, em que você está constantemente em batalhas e ouvindo a mesma música repetidamente acaba ficando enjoado.

SOULVARS é um jogo diferente, legalzinho, com combates muito divertidos, tem uma boa variedade de combos, cartas e tudo isso se somando à agradável estética visual do jogo tornam ele bem legal. Na minha opinião, é um jogo que proporciona uma experiência muito mais proveitosa se jogado em um console portátil, como o Nintendo Switch, por exemplo, ou até mesmo no celular, já que também está disponível lá. Sinceramente, não gostei muito de jogá-lo em uma TV no Xbox ou mesmo sentado no PC. Recomendo, porém, que você avalie suas preferências pessoais e seu tempo disponível, pois o jogo não é barato, não tem uma duração muito longa e também não é para todos os públicos.

Prós:
- Combates rápidos e dinâmicos
- Visual em pixel art bonito
- Trilha sonora legal
- Traduzido para o PT-BR

Contras:
- Jogabilidade pode ser confusa
- Existe uma certa poluição visual
- Interface poderia ser melhor
- História fraca

Reviewed on Jun 27, 2023


Comments