This review contains spoilers

Finalmente, depois de mais de 160h posso dizer que platinei esse jogo. Completamente desnecessário fazer tudo o que o jogo tem a oferecer, chega a ser difícil dizer que me diverti. Vamos aos pontos:

Se tratando da narrativa, esse jogo é um 5/5. Arthur é um protagonista extremamente bem escrito, e o mesmo pode ser dito para a maioria dos personagens do bando. Dutch, Micah, Hosea, Charles, Javier, Bill, Sean, Lenny, Sadie, Abigail, Trelawny, John, entre outros. Todos eles são únicos, tem personalidades e objetivos bem definidos. A ótima atuação ajuda a entregar a ilusão de que esse é um bando real de pessoas. Só de ficar alguns minutos no acampamento, dá pra ver as rotinas deles, como eles interagem com o ambiente e a situação onde se encontram, etc etc. Enquanto a história progride é possível ver o declínio da gangue, e fica cada vez mais óbvio como a manipulação do Dutch não estava mais funcionando. Nunca houve um plano, nunca houve salvação para os fora-da-lei em um mundo cada vez mais desenvolvido. O sound design também é excelente. A soundtrack é simplesmente perfeita.

Agora, vamos as partes ruins. O jogo segue a famosa fórmula Rockstar, usada desde GTA 3. A maioria das missões são tipo: Pegue o cavalo e vá até o NPC no lugar X > siga o NPC de cavalo até o lugar Y > Tiroteio > Fuja da cidade com o NPC. No começo, todas as missões parecem lhe inserir cada vez mais no mundo, até que elas ficam repetitivas de mais, principalmente depois do capítulo 5. Não significam que não existam missões interessantes, mas são poucas. Além de tudo, só existe uma maneira de completar cada missão, se sair do script que a Rockstar preparou, vai tomar um FALHOU grandão na tela.

O mundo aberto é um pouco mais interessante, mas que se torna previsível depois de um certo tempo. Os eventos aleatórios começam a repetir e deixam de surpreender, as gangues rivais são um tanto irritantes, mas não oferecem perigo. Os desafios são até legais, porém chega uma hora que eles ficam específicos demais, seria melhor se todos os 90 ou pelo menos uma parte ficassem disponíveis desde o início. As caças e os colecionáveis foram as coisas mais tediosas que eu já fiz como objetivo em um jogo, horas e horas procurando um fucking pica-pau que nunca spawna. Pra quem só quer fazer roleplay de cowboy, é um bom lugar, embora as mecânicas pra isso sejam mais um pequeno incômodo do que algo divertido. Ter que ficar limpando a arma, Dormir/comer e afinidade com o cavalo pouco mudam alguma coisa no jogo.

O online é uma piada. Digo isso sem nunca ter jogado GTA online. Chega a ser triste quanto pouco conteúdo esse modo tem. Aproveitei um bônus de 3x EXP e me livrei desse modo em 4 dias. Bem monótono, imagine as missões do modo história, sem a parte da história. Não sei como alguém se divertiria jogando isso regularmente, mas achei alguns caras nível alto, então eles existem.

Single Player é muito bom, recomendo a história para qualquer um. Pra fazer 100%, indo atrás de todos os animais e fazendo todos os desafios, medalhas de ouro, só sendo maluco que nem eu, porquê divertido não é.

Reviewed on Jan 24, 2024


1 Comment


vai virar livro essa review amiga? mas é isso memo (tenho +400h, mais do que vc 🤣) melhor jogo best game do todos haha . cheio de detalhes historia fenomeanal os testículos dos cavalos caem no calor e enrugam no frio 🐎😛 que jogo tem isso? nenhum 😎 mas e issofeliz ano novo mano boas festas ano novo aí ora vocês ✌️👍 amem 🖖