(Review do 1):
Shenmue indiscutivelmente é um dos maiores clássicos da industria, serviu de base para basicamente quase todos os jogos focados em imersão que vieram depois dele.

Mas ele meio que me lembra Yakuza 5, almeja o céu e além, voa perto demais do Sol, e acaba se queimando.

O jogo é cheio de encheção de linguiça, é extremamente monótono até nas quests principais, a movimentação na cidade é lenta, passar o tempo demora mais do que esperado antes de você chegar na empilhadeira.

Mas as críticas acabam por aí.

De resto o jogo é exímio, os gráficos não dataram até hoje, a imersão é densa, caminhar pelos distritos é extremamente aconchegante, o sistemas de clima faz você realmente sentir que o tempo passa, TODOS OS NPCs TEM ROTINA E UMA COISA NOVA PARA FALAR TODA SANTA HORA. Isso torna o jogo extremamente vivo, coisa que 90% dos jogos hoje em dia faltam. Shenmue é de fato um exemplo de imersão.

A história é o cliche de vingança, mas somado com a imersão e carisma do jogo, você realmente sente na pele as aflições de Ryo, realmente sente todos os sentimentos encarados por TODOS personagens da trama, do Ryo, até a Nozomi, até mesmo o Mark.

Muitos discordam, mas o combate para mim é perfeito. É literalmente Virtua Fighter, quem quiser achar complexidade nesse combate, com certeza vai achar, já perdi horas e horas me divertindo na luta dos 70 homens depois de zerar o jogo.

E com o gancho da Luta, a OST é incrível, é imersiva, épica, relaxante, emocionante as vezes até melancólica. Escuto Earth and Sea quase todos os dias, o tom épico porém melancólico dessa musica é perfeita para a luta diária que é a vida.

Tl;dr Shenmue é um jogo muito pessoal para mim.

Apesar de estar repleto de gargalos da época, e decisões de game designs audaciósos demais pra época, É um jogo que você vê que foi feito com muita, muita paixão. E eu certamente me apaixonei por ele).

(Review do 2):
Shenmue II pegou o primeiro e melhorou cada aspecto mecânico um por um. A encheção de linguiça é bem mais dinâmica e opcional, finalmente tem a porra de um mapa então o dinamismo de locomoção é bem melhor, passar o tempo é BEM MAIS PRÁTICO.

Se Shenmue já era um jogo extremamente ousado pra sua época, Shenmue II consegue ter um escopo AINDA MAIOR. Praticamente tem 3 cidades, a longividade do jogo é bem maior, visualmente é um absurdo de lindo pra época e a história é bem mais "action-packed".

O universo em si é bem maior, introduz uma quantia numerosa de personagens extremamente cativantes que tiram o Ryo da sua bolha de conforto que era Yokosuka, o jogo está cada vez mais ensinando o Ryo os mil significados do que é ser um artista marcial, é lindo.

Mas é meio que óbvio, Shenmue 1 cobria um capítulo da história de Shenmue, enquanto o 2 COBRE FUCKING 4 CAPÍTULOS. E posso dizer que fez um ÓTIMO trabalho, por que em nenhum momento eu senti que o jogo era rushado, de forma alguma, ele é "confortável" como sempre.

Em questão de combate aparenta não ter mudado... mas mudou. O combate meio que reflete a natureza mais "grandiosa" do jogo, foca bem mais em movimento, a esquiva do jogo é tem um alcance bem maior e parrys no geral foram desfocados a favor de counters e rolamentos. Em suma, o combate é menos técnico e menos punitivo que o anterior, é bem "solto" e mais convidativo para aqueles que não querem esquentar muito a cabeça com um sistema complexo e "preciso" como o do primeiro jogo. Eu prefiro o sistema anterior, mas tenho carinho por esse.

Agora pra crítica, é mais uma afirmação de preferência. Acho que o tom do primeiro jogo me agrada mais, esse é épico demais, me vejo muito mais preso ao Ryo na narrativa suave, relaxante e até melancólica do primeiro. Era bem mais humano, se isso faz algum sentido. Mas não posso ignorar que isso é um passo a ser dado na história, Ryo saiu da sua zona de conforto, foi pra uma aventura, na jornada de auto-conhecimento buscar o sentido do que é ser forte, do que é ser um lutador, e é simplesmente emocionante e lindo de ver.

Tl;dr é um jogo com um escopo muito maior e épico e com inumeras melhorias no game design, mas eu prefiro o primeiro por questões pessoais.

Enfim, eu gosto de agrupar os dois primeiros jogos como uma experiência única, pois, no fim, não existe nenhum outro jogo como ele. Shenmue é uma experiência única.

Shenmue, sempre será Shenmue.

Reviewed on Dec 10, 2022


Comments