Halo 4 é um bom jogo, porém infelizmente tem muitos problemas e vários acertos.

O mais notável acerto em minha opinião é o gráfico e a gameplay fluída, Halo 4 é o Halo mais bonito que já joguei até então e me impressiona saber que é um jogo de 360 pois simplesmente parece algo feito pro Xbox One, é um gráfico magnífico que elevou a franquia à algo nunca visto antes e que é bonito até hoje.

Achei interessante a 343i iniciar seu trabalho em Halo tentando inovar com o plot dos Prometheans com novos inimigos (mesmo que tenham seus problemas que citarei logo), novas armas (que são muito boas inclusive, usei o jogo inteiro) e explorar esse Rampage da Cortana.

Teve alguna desperdícios e momentoa que pareceram "arrastados" no jogo, a Instalação 03 mesmo só apareceu pra tocar Halo Theme e a luta final com o Didact foi... Broxante.

Agora vamos para os erros...

- Troca do Plasma Rifle.
Bom, esse para muitos podem não ser um problema, porém pra mim foi, os Plasma Rifles são uma das armas mais icônicas da franquia e serem trocados foi algo que me decepcionou mesmo que a nova arma seja a mesma coisa com um design diferente e bonito.

- Mapeamento de Botões
Olha, demorei pra me acostumar com isso como agachar no B, granadas no DPAD, soco no RB, recarregar no X. E ainda tiraram a possibilidade de usar duas armas pequenas na mão, uma das mecânicas que eu mais amava da trilogia original.

- OST
A Soundtrack de Halo 4 não é marcante e nem no mesmo nível dos anteriores, isso foi algo que fez falta pois havia muitos momentos em que uma trilha épica poderia ter tocado e não tocou pois as que esse jogo tem parecem genéricas comparada as anteriores. O próprio tema de Halo tocou apenas... 1 Vez no jogo.

- Dirigibilidade
A dirigibilidade de Halo nunca foi lá essas coisas, porém nesse jogo piorou, nos outros mesmo o Warthog capotando mil vezes, o Tanque sendo lento e etc, eram "divertidos", eu gosto de ficar derrapando com Warthog por ai, atropelar inimigo, nesse jogo foi muito complicado pois as coisas ficaram menos sensiveis, mais duras e pesadas, pra passar aquele "Ghost Run" mesmo foi complicado por causa da dirigibilidade, a Cortana estava certa, se ela empurrasse o Ghost seria melhor.

- Personagens.
O Comandante Del Rio é um bosta e covarde, se ele foi uma tentativa de substituir a Keyes e o Johnson a 343 falhou muito. O Lasky é legalzinho, ele teve certas interações legais, é interessante ver a evolução dele após o filme Forward Unto Dawn. Já aquela Spartan feminina metendo um "Pensei que fosse maior" foi patético, Master Chief tem mais de dois metros e ela mete essa.

- Prometheans
O maior problema dos Prometheans é o seu balanceamento, principalmente em relação ao Drone e o Knight que tem vida muito elevada. O Drone aguenta uns 5-6 tiro de AR sendo que deveria aguentar no máximo 2-3 e ainda sai correndo pra recuperar vida, já o Knight parece ter o dobro da vida e escudo de um Brute e Elite, juntando isso com o fato deles serem spammados toda santa hora deixa o combate extremamente maçante. O fato de só ter 3 tipos de Prometheans também torna a variedade menor.

- Linearidade das Missões.
Esse sim pra mim é o pior problema... Halo 4 se tornou praticamente um monte de corredor onde você anda e atira, não há aquela liberdade de antes onde você podia pegaar diferentes caminhos e estratégias para chegar no mesmo objetivo. Até mesmo em área aberta esse jogo é linear.

No fim esse pra mim é Nota 7, mesmo tendo seus erros é algo gostoso de jogar e eu me diverti.

Reviewed on Dec 21, 2021


Comments