Um Spin-Off interessante de Touhou no qual me chamou atenção, porém foi a primeira e última vez que pisarei nessa franquia.

Touhou Luna Nights é um dos trabalhos da Team Ladybug totalmente feitos por eles, sem ser baseado em licenças e cooperações, como foi o jogo de Fate Stay Night de browser (Go! Go! Archer), o de Shin Megami Tensei e Kono Subarashi.

Mesmo Touhou não sendo uma IP deles, é livre para uso, então esse sim é o primeiro trabalho 100% deles.

Não sou fã do universo de Touhou, seja por não ter interesse em Bullet Hell ou pela temática, de garotinhas maid demônio sei lá o que. Então um Metroidvania desse universo me chamou atenção por ser um gênero que gosto.

De início gostaria de elogiar bastante o estilo artístico da Team Ladybug, seja em qualquer jogos deles, eles capricharam bastante nisso e merece meus aplausos, tanto que a maior parte da minha nota é graças ao estilo.

Enfim, continuando, eu comecei os jogos da Ladybug pelo último, sendo o Record of Lodoss War, no qual eu AMEI, teve certos defeitos (que também tem aqui) mas amei, diferente daqui... Pois aqui teve muito mais e me contenta saber que eles souberam diminuir tais problemas.

A combate de Luna Night parece mais puxado para os "classicvanias", tendo uma arma com várias habilidades, porém esse jogo traz a essência de Bullet Hell, com mecânicas como a de recuperar HP, MP e TIME ficando perto de inimigos e projéteis, mesmo eu não gostando disso para recuperar HP, é uma mecânica interessante, assim como parar e desacelerar o tempo, gostaria que desacelerar tivesse tido mais conteúdo, tipo desacelerar por mais tempo e etc.

Porém, não só de flores vive esse jogo, a minha primeira crítica é em relação ao mapa em si, a Ladybug gosta de fazer mapas mais concentrados, sem ser túneis longos sem nada aos lados no nível de um formigueiro, porém isso é bastante ruim quando cria momentos sem diversos corta caminhos, seja para transitar entre áreas, esse jogo tem, porém é muito pouco e gera momentos de raiva por causa de você ter que voltar um caminho extenso e chato demais por algum motivo.

As armadilhas também chegam à ser irritantes o bastante quando se cria áreas longas cheias delas e é necessário transitar ali várias vezes, afinal, o Warp desse jogo é muito escasso, tendo poucos pontos, sendo praticamente 1 por área, agradeço por DiWL ter evoluído isso, tendo muito mais, tipo, 2 ou 3 por área.

Os inimigos, quando não é um bicho desgraçado pela mecânica (seja o teleporte, corrida, atirar, parar o tempo), é uma esponja de dano. Esses são os maiores problemas, há muitos com habilidades quebradas ou bastante chatas de se enfrentar (como os fogos azuis que teleporta, os goblins que dão dash, as lulas que revivem, os batuquistas que drenam o seu TIME e etc) e pra piorar há aqueles que são literais esponjas de dano, como a empregada de machine gun, aquele demônio voador velho com espada e etc. Chega a ser um literal inferno de balas em certas áreas por causa deles.

Os bosses em si são legaizinhos, fáceis de aprender moveset e tals, matei a maioria na segunda vez, somente o boss final (não o true ending) que matei na terceira. Porém ainda tem um problema que persistiu até em DiWL, o fato da "batalha final" ser duas batalhas de boss seguida, é extremamente irritante ter que começar tudo de novo sendo que você já passou da primeira "fase", ainda mais sem dar um "descanso", sério, eu terminava a primeira parte totalmente sem MP e TIME, tendo que me virar na segunda pra juntar.

Outro problema envolvendo o combate em si é o fato de virar um spam de shock knife nas boss fights, era a única arma que usava contra os bosses pois as outras são totalmente desnecessárias e o ataque principal é muito fraco. Um problema que me lembrou de Momodora 4, no qual não há uma progressão no dano significativa.

Gosto dos upgrades, principalmente a mecânica de andar sobre as adagas no tempo paralisado, só que há pouco upgrade, você não vai sentir tanto uma satisfação por receber, tipo, vai trabalhar muito e receber pouco.

Enfim, eu "zerei" o jogo, porém não tenho vontade nenhuma de fazer o "True Ending", principalmente por causa daquela área, mal joguei 10 minutos e já peguei um ódio gigantesco por ela.

Minha nota final é 5, por mim estaria até que mais baixo, porém há seus méritos mesmo que eu tenha odiado, eu respeito a Team Ladybug.

Reviewed on Feb 06, 2022


Comments