Por vezes alguns jogos aquecem o nosso coração. Por vezes videogames buscam nos envolver em seus pequenos mundos e nos convidam a nos sentirmos integrados aos seus conceitos e ideias. Por vezes, videogames quase nos abraçam, proporcionando um sentimento de carinho para com o jogador. Fire Emblem Awakening é um destes jogos.

Talvez não haja expressão melhor para definir a experiência ao jogá-lo do que envolvente. Simples e honesto, Fire Emblem Awakening não quer nos enganar em sua proposta, mas espera que seus jogadores se apeguem aquele mundo e se sinta parte junto de Chrom e seus Shepherds, e bom, isso acontece com muita naturalidade.

Grima, The Fell Dragon acordou e temos que pará-lo.

Sua história central é simples, apesar do bom desenvolvimento narrativo da política e ambientação dos reinos que compõem Para este mundo. Porém, para além de sua história, o jogo quer integrar o jogador aquele grupo comforme os capítulos se desdobram. Com um otimo desenvolvimento, seus personagens esbajam carisma e personalidade fazendo o jogador se afeiçoar a cada um, e propiciando que moldemos sua história da maneira que entendemos melhor, criando o seu grupo e investindo naqueles personagens que mais gostamos. Identificação é um item chave de seu gameplay. Contrariando sua estrutura de gameplay tático, que poderia nos distanciar, o apelo emocional de FE Awakening, associado a seus carismáticos personagens, é o que conecta o jogador e nos faz querer não sair mais de Ylisse.

Um jogo esteticamente convidativo, a arte de Yusuke Kozaki (mangaka e designer de personagens de Pokemon GO) é um grande diferencial. Seu estilo é limpo e agradável, porém extremamente diferenciado dando grande identidade a cada um dos quase 50 personagens passíveis de serem recrutados.

A dedicação no desenvolvimento do jogo é notório. Com alma e coração, Fire Emblem Awakening não apenas nos convida a sermos parte de sua história, mas nos brinda com uma posição de conforto e heroísmo clássico.

Um grande jogo que merece ser celebrado.

Reviewed on Sep 16, 2023


Comments