This review contains spoilers

Não é todo dia que você vai jogar um jogo que na sua infância todos amavam e você odiava com todas as forças e aí percebe que no passado tu era uma criança mongoloide por não apreciar essa obra prima, foi exatamente isso que aconteceu comigo em Lego Batman.

Grandes jogos foram criados na famosa “era de ouro” dos videogames e um desses consoles foi o famoso Playstation 2 que é o console com a maior biblioteca de jogos até os dias de hoje e neste veio alguns jogos com o selo de uma das maiores marcas de brinquedos do mundo, Lego. Tendo jogos com sua marca desde 1997, foi no ano de 2005 que os jogos explodiram com o famoso Lego Star Wars porém esse não é o jogo que vamos trabalhar aqui e sim um da quadrilogia mais conturbada sendo este, Lego Batman: The VideoGame.

Em uma época onde diversos jogos diferentes surgiam tentando apostar em aspectos diferentes ou revolucionários para a indústria ou até para suas franquias, alguns certos jogos surgiram como os de heróis onde grande parte apostou nos pancadaria de rua ou uma aventura linear porém um em específico juntou um pouco de pancadaria, puzzle fáceis, comédia e uma seleção gratificante de personagens, claramente estou me referindo ao protagonista desta review.
Em L.Batman já começamos sendo jogados a um dos melhores tutoriais dos jogos pois além de não sermos presos a um tedioso e arrastado início como em muitos dos jogos da época, ele te deixa livre para explorar e destruir o cenário para pegar pontos ficar batendo nos inimigos enquanto ele te ensina a jogar mas sem te limitar, sendo um jogo com viés infantil isso é muito bom até porque o jogo te apresenta todas mecânicas que você vai usar e irão evoluir com o passar do jogo, pode até parecer algo ruim por não apresentar tanta coisa na hora mas a forma que é utilizada vai te deixar bem surpreso.

Gameplay e Mecânicas
O jogo é simples como a maioria dos Lego dessa época (isso significa que os personagens não falam) onde você pode andar, pular, bater e montar itens mas com o diferencial de que existe trajes especiais cujo mudam a gameplay com mecânicas novas que apesar de não serem vários trajes são usados de forma razoável com alguns mais que outros entretanto não deixando de serem atraentes ao jogador. Sendo dividido em episódios com cada um tendo um vilão principal como foco da narrativa e nestes episódios tendo missões contra inimigos do universo Batman, dá até para dizer que cada episódio é uma temporada de uma versão cômica do Batman: Animeted Series.
Cada uma dessas temporadas são separadas em cinco episódios onde três são aventuras padrões como do tutorial mas com cenários diferentes, puzzles completamente diferentes e etc, nesses dois restantes temos uma missão de veículo podendo ser com carros e motos, barcos ou aviões (as piores disparado) e para finalizar, a última fase é a batalha contra o boss final que não tem tanta diferença comparável as outras por seguir o mesmo formato.
Uma surpresa que os jogadores poderão ter é que após a finalização de cada episódio, você libera o asilo Arkham e lá poderão acessar três outras campanhas que são as que vimos pelo Batman e Robin porém do ponto de vista dos vilões que derrotamos. Cada um desses vilões tem “poderes únicos” como super-força, andar sobre ácido, pulo duplo e controle mental entretanto alguns dos vilões tem uma fusão dessas habilidades. Nesse caso, para aqueles que querem fazer o 100% valerá bastante o uso desses personagens já que em alguns você encontrará referências em cenários secretos.

Trilha Sonora e Gráficos
Sem dúvidas uma das melhores trilhas sonoras do Batman, apostando nesse modelo de episódios e com clara inspiração na série animada de 1992, a trilha brinca com cenários escuros mas com algumas cores vivas enquanto sua trilha segue o modelo da série como In The Dark Night, porém com algumas exceções como Ghost Train. Essas músicas até podem parecer fora de contexto pelo ar comico do jogo mas a verdade é que foram bem encaixadas junto aos cenários, a equipe de desenvolvimento conseguiu criar um jogo com ambientação sombria e melancólica com chuva e cores mortas mas com partes vivas sendo estás as peças lego do cenário que quando você remover vai acabar entendendo meu ponto.
Sobre os gráficos? Sendo um jogo de 2008 (14 anos atrás), poderia ser difícil dizer ao certo sua qualidade contudo é visível para qualquer um que envelheceram bem, não são perfeitos mas ainda são melhores que muitos jogos atuais ainda, possuem uns borrões ali e aqui mas não é algo conspícuo.

O que mais?
Assim como todo jogo lego, temos uma gama de personagens e veículos para serem comprados contudo são pouquíssimos heróis sobrando mais dos vilões para passar o tempo caçando eles, nesse caso temos de heróis o Batman, Nightwing, Robin e Batgirl com o resto dos “heróis” sendo policiais genéricos, o Alfred e Gordon mas no caso dos vilões temos toda galeria apresentada no jogo e dois personagens secretos. O ogo também possui os famosos extras que servem pra ficar brincando e uma mecânica bastante útil e que poderia voltar aos jogos atuais se existir uma mecânica de trajes sendo este o Suit Upgrade onde obviamente você melhora os trajes dos heróis de diversas maneira como aumentar uma bomba ou aumentar a velocidade de andar nas paredes.

Finalização
Então, para finalizar é isso, não pensei em algo melhor ainda 😐 jogue e confie em mim.

Obs de 2023: essa review é uma merda na minha singela opinião.

Reviewed on May 30, 2022


Comments