GTA 4 foi um grande avanço na série, trazendo grandes inovações técnicas ao famoso jogo de roubo de carros da rockstar. Porém, esse avanço não veio sem seus custos, ainda mais considerando a época de lançamento.
Ambientado em uma versão fictícia de NY, Liberty City, GTA 4 conta a historia de Nico Bellic, um imigrante Eslavo que influenciado pelo seu primo foi tentar a vida nos Estados Unidos, em busca do famoso sonho americano, um dos temas centrais da obra, e por vingança, objetivo revelado um pouco mais a frente na trama. Nessa premissa, Nico se envolve cada vez mais com criminosos, máfias e nas intrigas do submundo de Liberty City.

Analisando a historia, ela possui muitos temas interessantes e ainda muito atual, abordando a vida imigrante e diversas culturas por todo seu percurso. É muito interessante ver os personagens se relacionando e se conhecendo mesmo tendo origens completamente distintas. Contudo, a proposta acaba sendo muito mais interessante que a execução de fato, pois em momento algum a trama se leva a sério, grande parte por conta do seus estereótipos e personagens caricatos. Até em momentos de tensão e picos dramáticos existe algo para te tirar da trama com algo escrachado.

A jogabilidade em si é ótima, trazendo controles realistas e divertidos, trazendo melhorias necessárias para torna-lo mais moderno e aquém aos padrões da época, contudo entendo que alguns pontos poderiam ter sido simplificados para torna-los mais agradáveis. Apesar das melhorias técnicas, tanto em gráficos quanto em jogabilidade, o game acabou pecando muito no quesito criativo, com missões maçantes e repetitivas, personagens caricatos, customização pífia e pouca coisa a fazer com o dinheiro que ganhamos durante a jogatina.

Por fim, principalmente considerando o seu antecessor, GTA 4 foi um grande salto tecnológico e de adequações aos jogos de sua época, trazendo uma trama mais madura e com temas mais humanos, porém pecou em questões de tornar as missões mais variadas e divertidas e uma dissonância entre a seriedade do roteiro com as galhofas dos personagens e de suas motivações que transparecem pouca importância. E apesar de tudo, criaram um protagonista ótimo, sendo o ponto positivo principal.

Reviewed on Nov 05, 2023


Comments