Um dos melhores jogos de mundo aberto mais realistas. Muitas atividades diferentes para fazer pela cidade, gameplay divertida, missões diversificadas e personagens marcantes. Uma grande evolução do 4 e definiu diversos padrões desse estilo de jogo e retornou diversos elementos bons que haviam sido retirados da franquia. Contudo, existe alguns problemas que particularmente me incomodaram, sendo mais alguns detalhes que não foram suficiente para acabar com a minha experiência com ele:
A historia é fraca. Não chega a ser ruim, mas a falta de seriedade no tom da escrita da história traz muitas soluções fáceis no roteiro, onde muitas coisas acontecem sem uma razão clara, personagens extremamente caricatos, demais até para a franquia e ter 3 protagonistas fazem que nenhum deles seja tão explorado quanto deveria.
O design de missões, que apesar de terem melhorado mil vezes da extrema repetição do GTA IV, muitas das missões são lineares demais e qualquer divergência do caminho definido resulta em falhas. Os elementos de escolher a abordagem em algumas missões é interessante e dá uma leve contornada nesse problema.

Customização e elementos relacionados: Eu entendo a proposta de, ao trocar de personagem, eles mudarem de roupa e estarem fazendo coisas aleatórias. Mas é um saco toda hora perder a roupa que colocou em um personagem. A compra e customização de veículos também é algo que deixa muito a desejar, sem uma maneira de trocar os veículos padrão dos personagens, sinto que comprar e customizar veículo é uma grande perda de tempo.

Tirando esses pontos que mais me chamaram a atenção em relação a falhas ou coisas que desgostei, é certamente um marco na indústria e não atoa é até hoje um jogo relevante. Sinceramente, mal dá para acreditar que é um jogo de 2013 de tão absurdo que é, ainda mais quando se compara com outros jogos da época.

Reviewed on Jan 02, 2024


Comments