Como fã de longa data da franquia digo que é um bom jogo, tanto para fãs quanto para jogadores novos, ainda mais depois de 12 longos anos sem um jogo da série principal.

O plot não é original, basicamente é uma guerra a ser vencida e você é o Rambo dos céus, boa parte dos personagens são bons e memoráveis, o que mais me incomoda é o protagonista ser mudo, acaba tirando a emoção de algumas cenas, nos antigos era aceitável por que poderia ser uma limitação de hardware, mas um jogo da metade da geração PS4/One ter isso parece preguiça. Porém a história aborda e trabalha temas bacanas como política e substituição dos humanos por I.A, então tem seus pontos altos. O fator replay também é muito forte, o jogo é extremamente divertido e gostoso de jogar.
A trilha sonora é sem palavras, Keiki Kobayashi fez outro trabalho absurdo como de costume, algumas OSTs são obras de arte.

Em questão de gráficos o jogo é bonito em algumas coisas e limitado em outras, na parte de detalhamento das aeronaves a maioria é muito bem feita e fiel as da vida real, os cenários são sim bonitos, mas tem partes que parecem mal acabadas, principalmente quando se chega mais perto do chão, coisa que provavelmente se deve aos atrasos que o jogo sofreu, pelo menos uns 2 anos, então em 2019 esses gráficos eram bonitos, mas já estavam atrás da maioria dos jogos lançados na mesma época.
Mecânicas novas foram adicionadas, a melhor foi a do clima, que afeta o avião com tempestades de areia, raios, gelo e ventos fortes, bem caprichado e adiciona mais dificuldade, porém tem coisa que tinha nos jogos do PS2 e não tem nesse(Tipo dar comandos pro esquadrão, já que você é o líder não ter isso não faz nenhum sentido), então vacilaram bastante nisso.

Na minha opinião os 12 anos de espera valeram a pena, entregaram um bom jogo pra série, só não aproveitaram todo potencial que o jogo tinha. Mas ainda vejo muito mais pontos positivos do que negativos.

Reviewed on May 27, 2023


Comments