Equilíbrio!

Gostaria de esclarecer de antemão que esse é o meu primeiro contato com a franquia, sendo assim, não utilizarei outros títulos como base de comparação para definir qualquer evolução ou possíveis mudanças que tenham ocorrido até aqui.

Forza Horizon 4 é um primor visual de modo geral, desde seus gráficos lindíssimos que retratam com fidelidade cada veículo, até as paisagens estonteantes ambientadas no Reino Unido com vilas, centros e todo um ecossistema de tirar o fôlego! O tuning concede um vasto leque de opções de desempenho, permitindo que você ajuste tudo do jeito que preferir para cada modalidade, sejam elas no asfalto ou na terra, realçando o ótimo balanço entre o arcade e o simulador.

A progressão do jogo é razoavelmente aceitável, quer dizer, sua garagem rapidamente se enche de carros épicos e lendários, onde ao final de cada vitória e com o avanço dos níveis existe a chance de adquirir prêmios absurdos nas Wheelspins, o que acaba quebrando o ritmo e inclusive me fez deixar de lado alguns eventos e negócios que por si só eram pouco instigantes. Áreas de drift, velocidade e os radares chamaram bem mais a minha atenção.

As mudanças de estação são belíssimas e surpreendentes, fazendo toda a diferença no manuseio, alterando a dirigibilidade e variando bastante a gameplay, o que talvez justifique a aquisição de vários carros com tanta facilidade, já que uma fração deles não se saem muito bem na neve, por exemplo. As rádios dão um show a parte com diversos comentários sobre o festival, além de conter estilos variados de músicas como eletrônica, pop, clássica e rock. Foram incontáveis horas ouvindo a Horizon XS, que me ganhou com Starset, Underoath e Jack White logo no início.

Sem sombra de dúvidas, a Playground Games deixou sua marca na indústria e merece o reconhecimento que tem. O problema é que a fórmula já consagrada de versões anteriores parece se manter também em sua sequência, o que me coloca num impasse, uma vez que dar continuidade seria o mesmo que jogar uma longa expansão em outro mapa. Todavia, pretendo em um futuro não tão distante conferir as DLCs e ver o que elas tem a oferecer.

Reviewed on May 12, 2024


Comments