É engraçado o fato de que anteriormente eu não gostava desse jogo, achava a jogabilidade extremamente dura e travada, e a história péssima, não entendia a aclamação e achava que era pura nostalgia.

Nessa chance pro jogo, eu percebi que eu era bastante injusta com a movimentação, o jogo na verdade é consciente dessa movimentação lenta e é projetado pra ela. Os inimigos quando vão te atacar, dão uma corrida e param, pra depois dar outra corrida, o que te dá tempo de agir, além do jogo utilizar muito bem o som pra te indicar ameaças e ataques, os inimigos avisam que vão atacar e você também ouve projéteis sendo disparados. Além de que, apesar do jogo ser considerado o que transformou resident evil em ação pura, ele ainda tem um tom de terror, mas esse terror é mais de ansiedade, pela tensão de lidar com hordas de inimigos, e o fato de você ter que parar pra mirar e atirar e ser lento acrescenta nessa tensão. E ao entender isso e me acostumar com o gameplay, eu passei a achar ele muito gostoso. E esse gameplay é muito melhorado com o maravilhoso balanceamento desse jogo, com a dificuldade adaptativa que todos já sabem, e as armas, todas as armas tem características únicas e são melhores em determinadas cosias, então você escolhe quais armas usar baseadas no seu tipo de gameplay, se você quer mais poder, mais críticos, e por aí vai. O loop de gameplay nunca se torna cansativo, você sempre tem que pensar rápido durante a ação de qual arma usar pra cada situação específica, fazendo a gestão da suas armas e da sua munição, ainda tendo um teor de survival horror, mesmo que com menos horror.
A história que antes eu achava ruim, eu ainda acho, mas eu gosto disso, dá um charme enorme pro jogo e deixa ele carismático, ele tem um puta ar de filme amador, é um jogo extremamente galhofa, e que na verdade não se leva muito a sério, e isso é incrível, é muito divertido de acompanhar, até a estátua ganhando vida eu acho divertido.
A ambientação é outro dos destaques, a direção de arte combinada com as músicas e os efeitos sonoros, criam uma das melhores atmosferas que eu já vi num jogo, principalmente na vila, é um ambiente vazio, melancólico, não consigo entender como tratam esse.jofo como pura ação sem nenhum aspecto de terror, esse.jofo é atmosférico, e tem várias partes que utilizam o grotesco como terror.

Eu acho que esse foi um das minhas maiores mudanças de opinião com um jogo, eu genuinamente achava ruim mesmo reconhecendo seus méritos, e hoje eu o vejo como a obra prima que ele é. Inclusive, entendo também quem joga ele desde a infância e sempre rejoga, porquê ele é extremamente viciante, quando eu zerei ele eu já comecei outro save pouco tempo depois e vou zerar ele ainda muitas vezes.

Reviewed on Mar 24, 2024


Comments