(Por favor, jogue essa obra sem ter visto nada de spoilers, vá de mente aberta.)
Buddy Simulator 1984 apesar do nome é um jogo realmente bom.
Eu o comprei com o intuito de jogá-lo para tomar uns sustinhos aqui e ali (Até porque o jogo tem um visual meio de terror), mas na verdade, o jogo não se trata (só) disso. Buddy Simulator possui por trás de sua plot uma boa filosofia, vou colocar dessa forma. O jogo trata sobre uma IA que é amigo do jogador, e por conta disso faz de tudo para animá-lo, porém, a diversão acaba rápido, e a IA se vê desesperada para arranjar alguma coisa que faça o jogador ficar mais tempo com ela, e muitas vezes toma atitudes contraditórias para mantê-lo o máximo possível por perto.
Antes de falar sobre a história maravilhosa desse jogo, quero contar um pouco sobre a experiência de ter jogado Buddy Simulator. Como posso dizer... BS1984 é um dos poucos jogos que me fizeram realmente pensar sobre o que eu estou fazendo e as consequências das minhas ações. Eu amo quando me sinto assim jogando algo, pois a gameplay não é feita de somente momentos tipo "Ok, tenho que ir até a base inimiga e matar 300 soldados, eles tem família, mas é só um 2D, não tem problema.", mas sim de situações que (No meu caso) faz você se sentir mal, principalmente como a forma que a IA/Amigo reage a essas coisas. é um pouco difícil por em palavras as emoções que esse jogo me trouxe, principalmente depois de ouvir as músicas ( que são relacionadas aos finais) as quais me trouxeram uns 3 tipos de depressões diferentes.
O ponto que me deixou emocionado com essa obra é o que ele trata, ou seja, o tema que ele está abordando, que vai muito além de uma IA e um jogador se divertindo. Buddy Simulator conta sobre perda, conta sobre amizade, muitas vezes não correspondidas, conta sobre "seres" que fazem de tudo para permanecer do lado das pessoas que gostam, e muitas vezes pioram a situação. Esse jogo mostra um relacionamento que é muito comum pelo mundo, um relacionamento "tóxico" no qual uma pessoa faz qualquer coisa pela atenção. Eu sei como é, já passei por isso, e talvez esse seja o motivo de eu gostar tanto dessa maravilha. Sei como a IA se sente, ela só quer passar mais tempo ao lado de quem ama, só que muitas vezes se vê perdida e desesperada quando perdem o interesse. É revoltante, é angustiante, e você acaba se lembrando dos bons momentos com seu/sua amado(a) e quer ter essa alegria mais uma vez, criando situações que ao invés de proporcionar felicidade, machuca ambas as partes.
Acredito que seja isso umas das coisas que Buddy Simulator 1984 queira passar para os jogadores, a ideia de que forçar as pessoas a ficar do seu lado só torna as coisas piores. Em relação aos finais, eles são realmente bons, falam sobre a aceitação, sobre bons e velhos momentos, falam sobre redenção, sobre medo e angústia, ou sobre acusação e ainda mais dor.
Buddy Simulator 1984 é uma obra prima entre diversos outros jogos genéricos, recomendo fortemente jogá-lo.

Reviewed on Jul 31, 2021


Comments