This review contains spoilers

- - - - - -- - - - - - FINALMENTE PLATINADO - - - - - -- - - - - -

Até gostaria de escrever um texto, mas não tenho muito pra falar, porque tem uma diferença em revisitar um jogo, somente visando deixar ele 100%, do que jogar ele novamente do início ao fim, então vou deixar de falar muita coisa que deveria ser dita, então vou falar um pouco da minha experiência do modo online + platina e um pouco do que revisitei do modo sp.

Começando com o modo online.
O modo online é até legal, com modos de jogos divertidos e simples, que da pra gastar um tempinho de vez em quando (sabe como você trata aquele cod/bf e um fifinha?, mas de uma maneira bem mais leve), uma pena que eu tinha essa mania de só focar no modo sp no passado, acabou que eu deixei de jogar o modo online com uma experiência mais saudável. Hoje o modo online se encontra ''vazio'', aonde a galera do level alto, são os remanescentes que jogam esse jogo a anos, e são os mais ativos do modo online, então as chances de encontrar um noob no jogo são beeem baixas. Fora que essa galera parece que joga o jogo de forma sazonal, mesmo que sejam praticamente o único jogo que eles jogam a anos, sério eu não to brincando, basta olhar o top 15 ao menos, você vai ver no perfil dessa galera, que eles não jogam mais nada, chega a ser meio ''creep'', igual aquele vídeo creepypasta , aonde o cara entrou em um mmo bem antigo, e só tinha um cara la dentro do jogo jogando sozinho.

Agora umas dicas pra quem for entrar nessa aventura de platinar.

1) Praticamente você só vai ver essa galera antiga jogando o modo online, o pior que sempre jogam em um único modo de jogo, o modo de jogo ''procurado'', então se você planeja ir atrás da platina desse jogo, hoje em dia só com boost fechado, porque se depender dos ''randoms'' da vida ( e dos viciados antigos), você só vai passar dor de cabeça. Uma outra coisa é que eu notei que essa galera desaparece de tempos e tempos, então sério, vá atrás de algum boost, você vai precisar ao menos de mais 3 jogadores pra fazer tudo.

2) Se quiser upar bem rápido pro 55, enquanto está farmando uma grana, jogue o modo selvagem alcateia solo, no mapa St. Mathieu, de longe é o melhor mapa pra se terminar o mais rápido possível, com ele os objetivos de assassinatos são bem mais fáceis de executar, outro bom mapa é o da Ilha de Saba, mas alguns objetivos ficam chatinhos de se completar. Também é o melhor mapa pra se pegar o troféu do barba negra, o que consiste em realizar um assassinato aéreo e matar outro alvo com um tiro de pistola em 10 segundos, é mais fácil de executar no objetivo de defender o roubo de baú, apenas espere aparecer 2 alvos roubando baú, deixei a mira no mais longe que vai levar um tiro, e o outro execute o assassinato aéreo.

3) Foca em comprar antes as habilidades de ativação ( R2 ou L2), e as habilidades de arremesso (▲), as de sequência de assassinato, comprem primeiro a de pontuação de 250/550 e deixei as outras pra depois, as de sequencia de derrota use a de rápida recuperação de atordoamento + a menos 1 na contagem de sequência de assassinatos, as 2 juntos vão te ajudar a farmar mais pontos quando você jogar o modo online ou solo no alcateia.
Mas fique ciente que, a habilidade ''Guarda Costas'', só da pra ativar no modo online, infelizmente não tem como usar ela contra os npcs, então obtenha essa habilidade o mais rápido possível e use quando tiver a chance.

4) Se possível, anote as habilidades que você ja usou, e tente completar os objetivos de uso de habilidades, com isso vocÊ ganha mais exp/dinheiro.

Falando um pocuo do modo história, mesmo jogando algumas missões do modo história, deu pra rever a qualidade do jogo, as lutas em mar de longe foram o ápice da franquia antiga e do jogo em si, ficou um ar que dava pra colocar mais coisas nessa parte marítima do game, mas talvez por conta da época estarmos na transição do ps3/x360 ( e a limitação de ambos) pro ps4/xone, talvez a ubisoft não quis arriscar, e resolveu so deixar o jogo nessa parte redondinho e agradável até aonde dava. Explorar o mundo em si também foi ótimo, é bem legal você transitar dos portos pro mar aberto, passando por ilhas pequenas e grandes, tendo a chance até de ir la e visitar elas, algumas paisagens são lindas, te faz pensar como devia ter sido viver naquela época, e ter tido a chance de ter vivido aquela parte da história do mundo (até gostaria de me aprofundar mais nisso, mas acho que já deu pra sacar), fora a fauna local de alguns lugares. Já o combate em terra, é simplista e bem mais acelerado que outros jogos antigos (o mesmo vale para o rogue), é legal que de vez em quando, o edward faz umas animações de execução surpreendentes em múltiplos alvos, o ruim é que quando tu pega espadas melhores, as chances de isso acontecer se tornam bem baixas, afinal tu vai matar todo mundo bem rápido sem a chance disso acontecer, por essas e outras, que era gritante a necessidade reformular o combate em chão, unity trouxe armas novas para serem usadas, mas a repetição do combate antigo ainda estava lá, por isso eu acho estranho particularmente de quem reclama do combate RPG do origins/odissey/vallhalla, sério o jogo precisava dessa mudança, e ainda da pra melhorar. Mas mesmo assim, trate o AC 4 (até mesmo o rogue fazendo um esforço) como GOW 3 que levou a formula antiga ao máximo que pode na época.
A história em si, foi mais de cortar o coração do que aproveitar os bons momentos, as missões que me restavam em fazer 100%, foram as mais criticas da história, é quando o bando em Nassau começa a se dissolver, com a invasão do governo + templários, aonde o rei estava oferecendo o acordo do perdão real aos piratas (aonde eles teriam que entregar suas posses e navio, em troca de liberdade), e alguns estavam tendo a chance de ser tornarem corsários (basicamente eram piratas/milícias que ainda poderiam executar suas ações de pilhagem, mas somente contra navios de outros países, ou eram chamados pra servir algum proposito militar do seu rei/templários, literalmente os shichibukais do one piece são isso basicamente), eu vi poucas missões aonde rolava a camaradagem do edward/bonet/barba negra/vane/rackham/mary/kid e etc, re-joguei a missão da morte do barba negra no dia da sua aposentadoria, vi o easter egg sobre a morte do bonet, reencontrei o vane assolado mentalmente e preso, o esqueleto de crackham naquelas celas penduraras de frente ao mar. Me fez lembrar que esse jogo tinha esse modo operanti, de apresentar os bons momentos, e depois tudo chegando ao fim de forma agressiva e lenta. Inegável ver que muitas merdas so aconteceram, porque o edward foi um egoísta na sua busca implacável pelo Observatório, foi o responsável por muitas mortes diretamente e indiretamente, felizmente o adewale viu isso a tempo e se afastou desse sede de dinheiro sem sentido.

Bom com isso, fiquei com um gosto de ''quero mais'' com o jogo, mas não posso, porque preciso ir em frente e jogar outros jogos, mas sei que se um dia eu for re-jogar esse belíssimo jogo, não vou ficar desapontado. Fica aqui o meu mais sincero obrigado a Ubisoft, por ter criado esse jogo e pela experiência que eu e outros tivemos com esse jogo.

Reviewed on Mar 27, 2023


Comments