Não foi o melhor final fantasy que já joguei, mas também não foi o pior (sim eu estou falando de você, FFIV After Years).

Final Fantasy V é... esquisito. Apesar de todos os elementos que fazem FF ser um FF estarem ali, como os cristais, os heróis, o mundo se acabando, a narrativa crescendo, etc, ele insiste em inserir um humor extremamente bobinho na narrativa que faz o jogo ficar com um ar de "aventura da sessão da tarde."; As vezes essa vibe até funciona, acho que apenas poderia ser mais bem dosada.
Um dos melhores momentos da narrativa é uma briga entre o grande vilão e uma.... tartaruga. É esse o tipo de bobeira que constantemente se mostra presente na narrativa kkkk

Dito isto, a narrativa é um pouco rasa. Não há muito desenvolvimento de personagem, nem grandes reviravoltas. As coisas apenas meio que vão acontecendo. Mas funciona. Como falei anteriormente, não foi o melhor, não foi o pior.
Mas o que o jogo deixa a desejar no quesito narrativo, ele certamente entrega em qualidade na trilha sonora e no sistema de jobs.

As músicas desse Final Fantasy são coisa de outro mundo. Temos Battle on The Big Bridge é um marco de final fantasy, e segue sendo usada até hoje de tão boa que é, e também o tema da Lenna, que é uma das músicas mais lindas que já tive o prazer de escutar. Nobuo mais uma vez mostra que é um gênio na criação de músicas.
Quanto ao sistema de Jobs, fiquei um pouco resistente no começo por ter muitas opções, visto que cada personagem pode usar todas as classes, mas no final do jogo já estava completamente viciado em masterizar o máximo de jobs possíveis. Muito recompensador e acho que gera uma mudança de gameplay ao longo do jogo que é muito positiva.

Ao contrário do que me disseram, eu diria que vale SIM a pena jogar Final Fantasy V, porém, não recomendaria como seu primeiro Final Fantasy.
É um jogo divertido e com uma mudança de vibe bem vinda pra quem jogou os jogos anteriores em sequência, mas fica um pouco longe do que normalmente esperamos, ao menos narrativamente, de um FF.

Reviewed on Dec 03, 2023


Comments