===== Introdução =====

Pokémon Red/Blue é sem sombra de duvidas um dos jogos mais importantes que existe, dando não apenas origem a franquia que mais vende hoje em dia como também reviveu o GameBoy e praticamente definiu e popularizou o conceito de jogos Mon.

Re-jogar Pokémon Red depois de anos me fez perceber e apreciar mais ainda como a franquia cresceu e evoluiu com o tempo e é a partir dessa review que quero expressar minha opinião sobre esse jogo.



===== Gameplay =====

Pokémon Red é um jogo experimentativo, devido ao desenvolvimento conturbado, hardware limitado e o fato dessa ser a primeira vez que eles fazem um jogo nesse estilo fizeram com que o jogo seja um tanto quanto quebrado e desbalanceado.

Combate

O combate em Pokémon é um dos aspectos chaves da franquia junto ao sistema de captura, e o combate na primeiração geração é um tanto estranho tento vários problemas como:

Alguns moves como Gust e Karate Chop eram do tipo normal em vez de Voador e lutador, isso faz com que Pidgey só venha aprender um ataque voador no nível 31 caso esteja na forma de Pidgeotto, e não apenas o Pidgey como vários outros Pokémons acabam sofrendo com isso de demorar aprender um move ou até não aprendem um move que faria perfeito sentido para eles.

O Tipo fantasma era forte apenas contra si mesmo em vez de ser forte também contra o tipo psíquico, e devido aos Pokémons fantasmas da gen 1 também serem do tipo veneno, eles também são fracos contra psíquico.

O tipo Dragão assim como fantasma, também é forte apenas contra si mesmo, porem a gen 1 só tem apenas 1 move do tipo Dragão que dá exatos 40 de dano independente do tipo.

A distribuição de Pokémons é estranha e por exemplo, para o primeiro ginásio caso escolha o Charmander você não tem nenhum Pokémon pra capturar que seja forte contra o Brock.

*O Calculo de dano, acerto e critico nesse jogo não funciona como devia devido a erro no código do jogo como exemplo, alguns pokémons tem uma chance muito alta de causar dano critico até mesmo em ataques multi hit.

Devido a vários dos problemas que citei a cima eu tive vários momentos em que não consegui me diverti em relação aos combates do jogo, o combate é lento + a alta quantidade de npc e random encounter fizeram isso ser um pouco irritante, muitas vezes eu tentava evitar ao máximo batalha com npc só pra avançar logo no jogo e mesmo que tenha Repel, o inventario desse jogo acaba sendo muito limitado e o Item Management frustrante.



Captura de Pokémon

Um dos aspectos que eu mais curtir nesse jogo foi o quão fácil é capturar Pokémon's nesses jogo, Status como Sleep ou Freeze já aumenta muito a porcentagem de captura, upei um Parasect até o nivel 30 e ele aprende um move que dá Sleep garantido, consegui capturar vários Pokémon's sem muita dificuldade.



Outros aspectos do jogo

Uma das coisas que mais me incomodaram quando joguei esse jogo foi o Item Management e Box Management.
Na primeira geração o inventario é muito pequeno e varias vezes eu facilmente lotava meu inventario, tendo que descartar itens ou indo guardar eles no pc, além disso a box onde você guarda os Pokémon's tem um grande problema, elas suportam apenas 20 Pokémon's e caso uma lote, você tem que manualmente mudar a box, caso contrario qualquer Pokémon que tu capturar vai ser perdido.

A trilha sonora é muito boa e memorável.

Eu gosto do Design da região de Kanto e acho legal como após o terceiro ginásio o jogo se abre deixando o jogador escolher oque fazer em seguida.

Devido a esse jogo ser, bugado, tem muita coisa bacana que dá pra fazer, capturar o Mew, duplicar items e até mesmo pular segmentos dos jogos, como joguei com o intuito de completar a dex acabei usando o glitch do Mew pois essa é a unica forma de conseguir captura-lo.



====== Observações Finais =====

Pokémon Red é um jogo que infelizmente envelheceu mal e tirando o fator nostalgia, curiosidade de conhecer a franquia mais a fundo ou só capturar o mew no 3ds pra mandar pro home, não existem muitos motivos para jogar ele, vale muito mais a pena ir atrás do Remake do GBA, ou jogar os outros da franquia.

Mesmo que eu tenha falado um tanto mal do jogo, eu ainda guardo um certo carinho e gosto dele porem os jogos futuros são muito melhores.

Reviewed on Jun 27, 2023


1 Comment


9 months ago

muito bala