Nota 9

Quando a sobrevivência não é só o gênero do jogo, más também é o cerne de tudo.

O universo construído pela narrativa extremamente objetiva dos dois protagonistas não é abordado na sua expansão (algo mundo aberto) más sim na sutileza de seus detalhes conforme você o vai explorando para se preservar.

Os gráficos do jogo são LINDOS, a riqueza de detalhes nas movimentações é notável e como todo o cenário foi projetado para interagir com a ótima gameplay é muito bem acabadinho na grande maioria das vezes. As fases são sempre intensas e apresentam perigos bem elaborados que geram terror e drama muito bom.

Você botar 2 personagens muito carismáticos como foco máximo de empatia do player é muito funcional pois abre margem tanto para diálogos extremamente pacatos que desenvolvem os dois sem ficar maçante em nenhum momento, como também serve para agregar na temática! O jogo levanta um debate de moral extremamente presente e forte dês da primeira missão do jogo; e como ele vai desenvolvendo isso através da moralidade desses personagens foi ótimo! Sobreviver nesse mundo tem um preço moral, más sobreviver feliz nesse mundo tem um preço maior ainda! Muitos tentaram trilhar esse caminho, más Joel sabe aonde isso chegou (e o jogo exemplifica muitíssimo bem).

Basicamente todo o universo de TLOU gira em torno da sobrevivência nas suas mínimas nuances; trazendo cartas que trazem esses temas através de personagens já mortos. Todo esse trabalho de worldbuilding vai afetando o Joel de maneira muito interessante para gerar intrigas pertinentes entre ele e a nova luz em sua vida que é a Ellie. Ele não quer a perder e também não quer ter ela, é bem bolado. A relação dos dois é muito orgânica e você sente na pele como eles estão bem e estão mal em cada determinado momento diante do cenário de sobrevivência.

Simplesmente muito gostoso de acompanhar mesmo com tamanho foco em tensão e brutalidade na gameplay e teor do jogo; uma grande história que cria um contexto sórdido para a sobrevivência da dupla se encontrando um no outro. E o final é incrível!

Reviewed on Sep 02, 2023


Comments