Inspirado em várias obras do seu gênero. Único pela sua execução.

Não esperava que realmente sairia a sequência do meu jogo favorito de XBOX 360. Para minha surpresa, 13 anos depois estamos aqui com Alan Wake II. Resumindo a análise, é um ótimo jogo de terror e ação pontual com alguns momentos longos demais de walking simulator. Felizmente, a narrativa sustenta tudo até que sua reta final se torne cada vez mais empolgante.

De Resident Evil a Silent Hill, de CSI a Twin Peaks (amo!) e até mesmo David Fincher, ele se inspira em diversos gigantes do terror, suspense investigativo e survival horror, no entanto é impossível dizer que para por aí: sua experiência é inovadora o suficiente para que o game seja considerado único. Todo o universo criado pela Remedy culmina brilhantemente em Alan Wake II.

Tenho que destacar um bug que me atrapalhou bastante na experiência: em pelo menos três ocasiões, o cenário desapareceu e a personagem caiu infinitamente, nunca morrendo, fazendo assim com que eu perdesse o progresso. Numa situação específica eu estava há muito tempo preso num ambiente e, ao finalmente achar a saída, o bug surgiu e me fez dar loading num save automático de 1 hora atrás, já que não tinha como salvar manualmente naquele lugar. Fora isso, eu só reclamaria de vários trechos em que eu simplesmente ficava minutos andando ou assistindo cenas nada interativas, além da câmera ser um pouco atrapalhada em momentos específicos no combate. E PRA QUE TANTO JUMPSCARE GRATUITO NA MINHA CARA??? WTF??

Com certeza, o capítulo que me fez esquecer de tudo isso e me fisgou de vez foi o daquela fase "musical" - QUE PERFEIÇÃO! Quase chorei de tão bom que foi aquilo. Combate (que pra mim já estava entalado na garganta o tanto de walking simulator - e olhe que eu nunca me preocupei tanto com isso antes), irreverência, narrativa, musicalidade e horror estavam juntos e misturados para me proporcionar um dos momentos mais inesquecíveis neste ano.

Nota final: 88/100 - O Alan me assustava desde quando ele dizia "ROLA AMIGOS! COMO ESTÃO, TRANQUILOS?" 😱

Favoritos de 2023

Reviewed on Nov 05, 2023


4 Comments


6 months ago

Cara, pode parecer meio bizarro, mas sabe por que eu gostei dos jumpscares? Pq mesmo que eles pareçam aleatórios, eles sempre aparecem, precedendo um momento de tensão, então eles servem quase como um sinal de alerta. Pra te acelerar mesmo, toda vez que aparece um eu já ligava o "opa, vai rolar algo." Eu entendo quem não gostou. Pq de fato parece exagerado as vezes. Mas eu impressionantemente gostei.

6 months ago

@Simply_OverB de fato algo acontecia: eu ter um ataque do coração do nada kkkkkkkkk

6 months ago

Tomei 5 jump scare enquanto lia a review, isso é normal?

6 months ago

@Meo 😱😱🤬🤬🤬