8/10.

Olha eu gostei muito desse aqui.
Antes de mais nada, não terminei o 3rd porém avancei bastante o ""suficiente"" a não ficar perdido em trails zero.

Tenho uma teoria que todo jogo início de arco/pais, é meio fraco.
Zero tem uma estrutura narrativa que achei bem bacana, mas muitas decisões eu particularmente não achei bem realizadas, em minha visão é sky fc só que bem melhor, mas ainda é cansativo.

Demorei umas 35 horas pra terminar esse camarada, utilizei um guia pra tenta fazer 100 por cento e acabei nem chegando em 75%, porém foi um experiência afável.

Em suma foi uma boa experiência, curti bastante a gameplay desse camarada, jogar trails no hard e nightmare realmente empolga, sinto uma certa similaridade a smt, do sky sc em diante e ênfase em dar exploit em fraqueza e buffs nessas dificuldades tornou o combate bem mais divertido.

Gostei bastante dos combos craft, gostei bastante de do hud apesar de não ter mudado muito, mas ficou bem melhor, a câmera tbm e etc.

Esse jogo eu definiria como filler até o ch 3, mas não dá pra dizer que ele é totalmente, pq tá sendo apresentado muitos elementos da cidade, da geografia e populacao de crossbell, somado ao fato que ser policial não ter uma mudança tão interessante em sistema de quests e etc, me desapontou, é re-skin de mecânica dos bracers.

Sério eu fiz acho que quase todas as sides, faltando só 2 que tava cansado na reta final, a versão de vita te mais conteúdo que a de PS4,Switch, PSP e PC, mas não é tão ruim assim.

Em suma gostei da ambientação, foi um build up bacana, porém senti que o sky fc fez um melhor no quesito de apresentação, ainda assim crossbell é viva.

Igual a sky fc, o plot só fica desencalha de vez nos dois últimos chs...
Então o pacing do sky é um slow burn lerdo pqp, jogar trails sem voz não tanko muito não, porém o pacing do zero é bem mais palatavel que o do sky, senti a progressão fluindo bem até.

(voice acting é absurdamente importante pra mim, talvez seja por isso demorei tanto pra termina o fc)

Antes de eu terminar, preciso falar sobre os personagens.... eu amei todos.

Diferente de sky onde eu demorei 2 jogos pra de fato me importar totalmente, zero me pegou de começo, talvez pela arte de katsumi enamo no char design ou os diálogos bem condensados apesar de ser heavy text, arquétipos bem realizados e bons contrapontos, uma ótima química, apesar de eu ter uns problemas quanto a porra do harém do llyod, coisa que reclamarei mais em azure, mas até aqui tá ok eu acho.

Randy maravilhoso
Tio bom personagem
Ellie bem padrão eu espero mais dela azure
KeA que coisinha fofa, dá vontade de proteger essa criatura.

Dudley achei interessante, espero mais dele no azure
Áries design foda e é um personagem que quebrou a primeira impressão de edgy que ele passou, gostei.
Rixia espero mais na sequel.

Wazy que personagem charmoso, anseio muito por ele no azure.
Garcia foi um boneco Interessante no fim.
Estelle e joshua estão bem feitos aqui, design do enami deixou a estelle linda e o joshua bonito pkrl e tais personagens demonstram a sua evolução desde da trilogia passada.

Gostei do desenvolvimento de todos na reta final, como infelizmente sou um incompetente n consegui nenhum final bounding event e vi no yt, me deu ânimo firme pra sequência.

As sides são bem fracas, tirando um certo punhado, mas são bem ok em geral, sky sc foi melhor.
Personagens recorrentes de jogos passado e que ainda vão ter mais destaque em cold steel (lechter eu sei que é você) me fazem apreciar mais o carinho que existe em como a falcomm interliga cada personagem em jogos sucessores sem forçar a barra e ser ou um fanservics bom ou um motivo sólido, dá uma sensação de algo muito grande está se moldando, lembrando one piece só que melhor.

Trilha sonora...
Olha eu gostei pkrl, way to life é minha intro fav de the legend of heroes destronando silver will de sc e isso não vai mudar eu acho....
Inevitable struggle é linda, formidable enemy é icônica, get over barreira roarimg version é apoteótica na reta final e a ost da dungeon final é fino señores.

Ainda assim tem poucas osts que de fato curti, sc e 3rd teve mais, espero que azure seja melhor.

Dito isso eu amei o que joguei.
Meus problemas é mais ele ser uma parte 1 de duologia de uma história e ser muito algo como utawaremono mask of deception ( jogaço, porém ele funciona demais pra engrandecer e mask of truth e apresentar o novo continente, esperava mais)
Tem outros problemas aqui a acolá que prefiro não citar aqui, mas em suma trails ja me pegou.

Reviewed on Nov 18, 2023


2 Comments


5 months ago

esse tá baixado desde que eu terminei o 3rd, mas a preguiça de começar uma saga nova em trails me faz desistir da ideia de jogar ele

5 months ago

@Yuux vale a pena pela KeA.