Antes de começar a análise, quero avisar que joguei a primeira vez na rota do Claude e não pretendo jogar a rota da Rena.

Star Ocean: The Second Story R teve um início bom, que da metade pro final começou a decair e tudo antes disso pareceu um grande filler. Personagens são jogados na party sem quaisquer motivos ou conexão com a história em si e não fazem sentido algum pro que está acontecendo, eles só te seguem e fica por isso (o jogo até tem um sistema de Bonding Event chamado PA, onde você pode ver coisas secundárias dos personagens da party ou ter uma interação com eles pra aumentar o nível de amizade que pode influenciar no final do jogo).

Fiquei desapontado, esperava mais, já que o jogo é bem aclamado pela comunidade de JRPG. Olhando por outro lado, os gráficos do jogo estão lindos, as cutscenes estavam maravilhosas e me animavam pra chegar no fim, pena que a história do jogo em si deixou a desejar pra mim. O bom é que a melhor parte do jogo era os combates e ver as paisagens, o combate também é bem parecido com o da franquia Tales of, o que me motivou mais a jogar.

Enfim, tive sentimentos neutros em relação ao jogo, personagens e história, e no final não me agradou tanto quanto eu esperava, podiam ter colocado mais algumas cenas aqui e ali, senti que algumas coisas aconteciam de repente de uma hora pra outra, ou enrolavam (como acontece no final do jogo onde falam pra você desafiar 4 testes e você estará pronto para a batalha final, mas não, você na verdade também tem que ir em tal local e derrotar tal monstro pra criar tais armas mais poderosas pra lidar com os vilões), broxante na minha opinião. É isso.

Reviewed on Nov 12, 2023


2 Comments


6 months ago

Eu entendo que cada um absorve jogos de uma forma, mas o que faz SO2 ser especial e aclamado não é a história, quiçá os personagens ou combate, mas principalmente duas coisas que tu não citou: Skills/Speciality e Item Creation.

6 months ago

Realmente, foi algo que eu pensei em colocar na review, mas eu mal pude me aproveitar desse sistema porque não entendi direito já que era a primeira vez jogando. Rodando pelo YouTube, pude perceber que dá pra quebrar o jogo de diversas formas com esse sistema, o que é interessante e aumenta a rejogabilidade do game, o problema é que eu fui pro jogo esperando uma história boa com personagens bons (como eu disse na review acima, vi que o jogo era bem aclamado entre a comunidade de JRPG, e até onde eu vi, só citavam personagens e história). Dito isso, eu me diverti jogando e apesar de eu só ter feito o básico desse sistema, foi bem legal. Apesar de eu ter me decepcionado com a história e os personagens do jogo, talvez eu pegue pra rejogar em algum momento no futuro pra aproveitar melhor esse sistema e usar outras partys também.