This review contains spoilers

Transfer Student from Beyond the Grave: 3/10
(Algo como um 3.5, pelas minhas considerações finais)

Eu não tenho muita paciência para com este capítulo. Um quase completo desastre, com as únicas ressalvas de iniciar o ótimo desenvolvimento de personagem da Himiko, que merece maior apreciação, quando oferecer uma despedida decente para a Tenko, uma personagem marromeno.

Minto, há na Vida Diária bons momentos. A formação do trio principal é doce de se acompanhar, e pra uma personagem tão desinteressante no início do jogo, Maki até que se mostra decente, e melhora a cada capítulo. Eu preferiria que a moça tivesse características estéticas mais interessantes, ou que outro personagem com tais características a substituísse, mas ela assume um papel essencial a partir daqui que não posso negar sua funcionalidade, especialmente como uma escada brilhante para a caracterização não do Kaito, não do Shuichi, mas do Kokichi. O simples fato do Supremo Líder do Mal deixar escapar ódio genuíno pela Maki em suas piadas é peça fundamental para a caracterização de um antagonista que detesta assassinatos. E esta característica é fundamental para entendermos Kokichi e suas ações de moral questionável para acabar com o Jogo da Morte posteriormente. É uma caracterização escrita brilhantemente por baixo da camada superficial que Kokichi usa como máscara por não confiar em ninguém.
Mas, pra ser sincero, este capítulo não muito do que há de bom no Kokichi fora dos momentos em que ele convence Himiko a mostrar mais suas emoções.

O que mais recebe foco no capítulo, primeiramente, é a criação do Conselho Estudantil. Uma ideia bacana no papel, mas terrivelmente executada. Angie Yonaga converteu os alunos mais fracos mentalmente para o seu culto, e começa a tomar atitudes ditatoriais para tornar a Academia seu paraíso ideal, sem assassinatos. O que me dá nos nervos é a ótica através da qual Angie é vista: não como uma pessoa de fé genuína que acredita que esta pode salvar seus amigos, mas cujo fanatismo lhe leva a extremos desagradáveis. Não. Angie é escrita como uma manipuladora que usa de sua religião para enganar os dr mente fraca. Uma abordagem batida, cansativa, e que neste contexto, não tem nada de interessante a dizer. É só mais do mais puro "lol religious people are manipulative", e me dá nos nervos. Não ajuda a personagem em si, com seu otimismo tóxico e alergia a apresentar quaisquer emoções com nuances, me dar nos nervos. Este capítulo destruiu qualquer simpatia que eu possuía pela Angie.

Mas, sabe... não é o pior tratamento que um personagem do elenco recebe neste capítulo...

Korekiyo Shinguji. Por onde eu começo? Pelo fato deste imbecil ter cometido um assassinato perfeito apenas para depois cometer outro em que é óbvio que ele é o culpado? Pelo fato dele ter aceitado a presença do Shuichi no ritual, tendo cometido um crime na mesma sala em que estava o Super-Colegial Detetive? Pelo truqe imbecil da gangorra? Por ele ter admitido matar a Tenko, sendo que na cena do crime dela estava a evidência de que ele também matou a Angie? Pelo incesto e esquizofrenia?

Sinceramente, creio que todos entendem o que há de errado com o Korekiyo. Me limito a falar que é o personagem de quem mais gosto ironicamente, e que o breakdown dele na trial é sensacional. Ambos atores de voz, japonês e americano, deram o seu melhor para nos entregar um colapso deliciosamente hilário e satisfatório de acompanhar na trial.

Falando na trial, ela é tão ruim quanto toda a fandom concorda. O crime da Tenko é estúpido; a Lie Bullet é idiota, por haver INÚMERAS outras maneiras de provar que a Tenko não se matou; o K1B0 serve como Ex Machina pra mostrar como estava o círculo; demoram a suspeitar do Korekiyo MESMO TENDO SIDO ELE QUEM SUGERIU E ORGANIZOU O RITUAL EM QUE A TENKO MORREU, CÉUS! QUE CASO ESTÚPIDO!
Por outro lado, o crime envolvendo a Angie é aceitável, em termos de escrita. Não bom, mas não o lixo fumegante que é o assassinato da Tenko.

Sei lá... ao menos a execução do Kork é boa... ao menos da pra rir... ao menos os momentos dramáticos da Himiko são genuinamente ótimos...

Mas, apesar de todos esses "ao menos", as faces negativas do capítulo deixam uma impressão muito maior, e me fazem não querer subir a nota para um 4/10, apesar das qualidades que aqui existem. Acho que é ao menos válido dar um meio pontinho a mais. Sei lá. Ainda é um capítulo merda.

Reviewed on Dec 23, 2022


Comments