Minha relação de amor e ódio com esse jogo é MUITO forte. Por um lado a história é incrível, uma das melhores representações do conceito de família que cerca a franquia, mas do outro toda a parte de gameplay é sem graça e mal feita.

O combate é genuinamente bom, mas a execução dele é nojentíssima. Os inimigos só sabem bloquear o TEMPO INTEIRO e pra piorar o dano do Kiryu é ridículo de pequeno e acaba prolongando as lutas ainda mais.

Explorar as cidades, diferente dos últimos 2 jogos, não da prazer algum; tudo é sem vida, tudo é sem graça, Okinawa não tem nem metade do charme de Kamurocho, e Kamurocho em si não chega nem perto das suas versões anteriores, ambas não apresentam o mínimo de incentivo para serem exploradas e parecem completamente vazias.

JOGAR esse jogo é um tédio enorme e não é uma experiência agradável, não chegando a ser ruim mas também estando longe de ser bom, tudo envolvendo a gameplay dele é medíocre. Mas como eu falei no início a história aqui é o ponto forte e realmente carrega ele do início ao fim. Ver o Kiryu cuidando das crianças e do orfanato depois de tudo que ele passou e virando a figura paterna que o Kazama foi pra ele é reconfortante demais, a família Ryudo inteira é muito carismática e eles funcionam muito bem como personagens coadjuvantes. O Mine, por mais que inexistente por grande parte do jogo, acaba brilhando e sendo o destaque principal do final; o encontro com ele e a sua conclusão foram executados primorosamente, se ele tivesse mais presença no restante do jogo ele com certeza estaria no mesmo nível do Nishiki ou até mesmo do Ryuji. E pra finalizar a reta final desse jogo é simplesmente SURREAL, os 3 últimos capítulos são realmente o ponto mais forte do jogo inteiro onde tudo finalmente começa a colidir e engrenar de vez, facilmente um dos melhores finais da franquia.

Mesmo sendo um jogo bem divisivo e morno por grande parte da sua duração, eu não consigo evitar de sentir apreço por ele, se a gameplay fosse mais divertida e menos maçante eu realmente acho que ele estaria no mesmo nível, ou talvez até acima dos seus predecessores. Um remake estilo os primeiros Kiwami ajeitando o funcionamento do combate e melhorando como as cidades são faria um bem enorme pra ele, mas visto que isso já é um remaster é quase impossível imaginar a RGG Studio fazendo isso, e infelizmente só resta aceitar esta como a sua versão definitiva.

Reviewed on Sep 23, 2023


Comments