Após um longo período finalmente chegou ao fim a minha jornada pela saga do Kiryu, ironicamente, pelo começo da mesma.

Quando eu comecei a jogar Yakuza 0 eu achei que tinha sido uma péssima ideia ter deixado ele por último pois havia quebrado toda a sequência dos outros jogos, afinal de contas, pra que eu vou voltar atrás ao invés de seguir em frente, se eu já consegui seguir com todo o resto tranquilamente até então?
Tendo agora zerado e presenciado a sua história, percebo que deixar esse jogo como finalização foi provavelmente a melhor escolha que eu já fiz. Yakuza 0 é uma carta de amor pra franquia Yakuza e pros personagens Kiryu e Majima, lotado de referências a acontecimentos "passados" (nesse caso futuros) ao mesmo tempo que por servir como origem à lenda de ambos esses personagens acaba por ter a liberdade em criar a sua história sem se prender ao que já foi pré-estabelecido antes.

A gameplay aqui parece ser uma versão mais refinada do combate de Yakuza 5, com a mecânica de troca de estilos de luta sendo implementada pela primeira vez na franquia trazendo mais complexidade e variedade ao combate em comparação aos jogos antecessores. Eu admito que prefiro mais a simplicidade que os jogos antigos tinham (tanto que o combate de Yakuza 5 é meu favorito da franquia), mas é inegável que essas mudanças acabaram fazendo um bem enorme pra diversidade e liberdade na hora das lutas.

Em questão de história, como eu comentei antes, por ocorrer antes de TUDO o que já foi originalmente criado, ela acaba sendo a história mais desconexa do restante da franquia, tendo pouca importância pro entendimento dos jogos seguintes, mas também servindo pra tapar buracos e duvidas deixadas por esses mesmos jogos. Graças a essa autonomia, a história de Yakuza 0 acaba tendo seu mérito próprio por divergir dos seus demais antecessores/sucessores e criar algo original com personagens já conhecidos de um modo que ainda mantém coerência e encaixando perfeitamente na cronologia geral de Yakuza.

Agora, falando sobre a história em si:

De um lado, o jogo em sua primeira metade é tedioso e lento, tomando tempo até demais pra desenvolver coisas simples e se tornando estupidamente arrastado, não sei se isso se dá ao fato de que eu estava ansioso pra ver os acontecimentos após Yakuza 6, ou se o início é realmente mal construído em uma tentativa de ser complexo demais (eu juro que os primeiros 6 capítulos do jogo poderiam ser resumidos em uns 4 e seria mil vezes melhor e mais digerível);
Do outro, a partir da sua segunda metade o jogo engata e MUITO, a história finalmente aproveita as horas de construção que teve e toma partida, personagens e plots cruciais introduzidos rapidamente e tudo acontecendo em uma fluidez incrível. E falando nos personagens, o cast desse jogo é insano pra dizer no mínimo, todos os personagens de apoio são tão carismáticos e gostáveis que é impossível não se apegar a eles, e o mesmo pode ser dito dos antagonistas, que mesmo te atazanando o tempo inteiro não da pra evitar de se sentir triste ao ver eles encontrando o seu fim (com exceção do Shibusawa que não me desceu, mas ao menos ele teve a devida construção ao invés de aparecer só no final como grande parte dos antagonistas da franquia).
A construção das lendas do Dragão de Dojima e do Cachorro Louco de Shimano também são muito, muito bem feitas. Ao criar personagens tão emblemáticos e com uma presença e aura tão fortes assim se torna complicado criar uma origem que não acabe manchando o legado deles, por isso as vezes é até melhor que esse passado não seja revelado, mas quando se é bem feito acaba acrescentando e muito pra lenda desses personagens, e é esse o caso aqui. Ver ambos os pilares da franquia ascendendo aos seus devidos papéis e marcando os seus nomes na história é emocionante de se ver principalmente após já se ter acompanhado eles previamente, e o adicional de que foram ambos ao mesmo tempo e pela mesma causa é um detalhe engraçado e bem condizente a eles.


Mas afinal de contas, Yakuza 0 é o melhor Yakuza como muitos dizem? Minha resposta pra isso é não, foram feitas entradas melhores tanto antes quanto após o lançamento dele, mas esse jogo é definitivamente uma experiência magnífica e que, na minha opinião, deveria ser experimentada por toda e qualquer pessoa que tem apreço pela mídia de videogames. Seja como porta de entrada pra franquia ou como conclusão pra história do Kiryu, eu te garanto que ele vai se tornar especial pra você independente de quando e como você decidir se aventurar por ele.

I Receive You.

Reviewed on Nov 18, 2023


1 Comment


5 months ago

i receive you receba kkkkk