Acho que dos 3 Final Fantasy que foram lançados pro Nintendo original, esse é provavelmente o que eu menos gostei de jogar em si, mas é inegavelmente o melhor em questões de pura gameplay.

A história aqui é um downgrade do Final Fantasy II, os protagonistas voltaram a não ter personalidade e deixaram de ser personagens reais, mas em contraponto os personagens secundários são bem melhores utilizados na narrativa. E falando na história, ela é basicamente uma versão melhorada e mais desenvolvida do primeiro jogo, seguindo praticamente a mesma ideia envolvendo os cristais mas com algumas mudanças pra não ser uma cópia por inteiro.

O sistema de profissões é uma ideia muito boa mas muito mal utilizada já que tem profissões que são inúteis e outras que podem garantir a sua vitória sozinhas, mas independente disso ainda é um sistema divertido e um conceito que eu espero que seja melhor utilizado no FFV.

Em questões de gameplay, o combate é basicamente a mesma coisa que os seus antecessores, mas com o sistema de profissão agora algumas delas tem habilidades exclusivas que trazem uma variedade maior pro combate do jogo. Achei esse jogo bem menos experimental que o 2 em alguns quesitos (principalmente no sistema de level up), e aparentemente eles realmente tentaram ao máximo se divergir do segundo jogo pois tudo aqui é quase igual ao primeiro Final Fantasy mas com mudanças de qualidade de vida que melhoram e muito o combate e tornam ele bem mais polido. Gostei como aqui eles fizeram o mundo ser bem mais interessante de se explorar e com bem mais localizações diversas e coisas pra serem feitas, cada dungeon é bem diferente uma da outra e inclusive tem dungeons opcionais que você pode zerar o jogo sem nem saber da existência. Além disso as novas aeronaves cada uma com a sua própria função são uma adição muito boa pra navegação do jogo.

Em suma, gostei mais que o primeiro e menos que o segundo, é um jogo bom e sem muita coisa pra se falar. Obviamente eu não esperei muita profundidade nesses 3 primeiros jogos por terem sido feitos quando o gênero de rpg ainda estava se desenvolvendo, mas é triste ver como eles jogaram fora tudo que eles experimentaram no segundo jogo na hora de fazer esse. To ansioso pros próximos jogos já que aparentemente é do 4 pra frente que a franquia realmente começa a engatar em questões de história e desenvolvimento.

Reviewed on Jan 22, 2024


Comments