Esse aqui é complicado. Estou voltando para escrever minhas impressões após 15 dias de ter terminado mas não porque fiquei digerindo e refletindo sobre minha experiência. Foi porque eu esqueci mesmo. E pra mim esse sentimento resume até que bem o que eu achei desse jogo. Meio esquecível. É bem curto, levei em torno de 6 horas e meia para terminar, o que por sí não seria um problema mas o fato de eu já estar de saco cheio depois de apenas 6h já muda um pouco a perspectiva da coisa. Não vou tocar em plot aqui porque esse jogo é de uma franquia muito velha que eu não conhecia então eu não entendi muita coisa além do óbvio. Pode ser relevante para a experiência de alguém que conhecia a série original, como não é meu caso, eu só deixei passar.

A dificuldade do jogo pra mim é algo muito confuso. A minha experiência no geral foi EXTREMAMENTE trivial. Isso se dá ao sistema de elementos e como o jogador se adapta ao combate com ele. Você pode alternar o elemento da protagonista entre fogo e vento com o pressionar de um botão, a qualquer momento. Esse elemento dita o seu dano e sua defesa. Você se torna imune à danos daquele elemento e seus ataques causam aquele mesmo tipo de dano. Com isso o jogo taca na sua cara inimigos e obstáculos com esses elementos e você precisa alternar entre eles para progredir. O problema: existe um sistema de "níveis" de elemento. Você começa no 1 e o limite é 3. Esse nível sobe conforme você elimina inimigos sem tomar dano. Ao tomar 1 hit de qualquer coisa, você perde 1 nível do elemento ativo. Esse nível dita o dano que você causa. A diferença entre o nível 1 e o 3 pode ser bem grande, algo como eliminar um inimigo em 1 ou 3 hits. Isso pode levar a dificuldade pros dois extremos muito rápido. Se você consegue se esquivar bem dos golpes, alternar os elementos nos momentos certos e ser mais rápido que seus inimigos, o jogo acaba sendo extremamente trivial. Você deleta qualquer coisa sem muito esforço. Agora, se você tiver mais dificuldade de esquivar de bullet hells (algumas boss fights chegam a esse ponto), a coisa pode rapidamente parecer impossível. Em um determinado boss, eu fui deletado em segundos e fiquei extremamente confuso porque até ali o jogo estava sendo um passeio. Fiquei pensando se eu ia começar a sofrer um pouco... aí fui lá e matei o mesmo boss em ainda menos tempo que levei pra morrer da primeira vez.

Ao meu ver esse sistema cria um gap muito bizarro de dificuldade. Não tem muito um meio termo aqui. Ou você vai atravessar o jogo voando ou vai bater cabeça em parede atrás de parede. Parece impossível de balancear a dificuldade pela maneira que esses elementos funcionam. E mesmo sem levar isso tudo de níveis em consideração, o sistema ainda parece muito mal pensado em alguns encontros específicos. Lá pro meio do jogo tem um boss que só causa dano de fogo. Você pode... simplesmente ativar o elemento fogo e ficar lá parado rindo da cara dele enquanto está imune a tudo que ele pode jogar em você.

Eu queria ter gostado mais desse jogo. Os controles são sólidos, a arte é muito bem feita. Ele trás umas coisas que eu acho muito legais e sinto falta em outros metroidvanias. Esse sistema de equipamentos que o jogo te chove de armas únicas e diferentes, mesmo que nem todas sejam realmente úteis, é algo que sempre me agrada muito, adoro ver armas com animações e sprites únicos. Os puzzles com o arco são... ok? Parecia mais promissor pelas screenshots. Na prática é algo que depois da segunda vez já fica meio repetitivo.

Talvez esse jogo clique melhor com outras pessoas. Infelizmente pra mim ficou bem no mediano, pendendo pra baixo.

Reviewed on Jan 27, 2022


Comments