Arceus é um jogo ok, divertido e diferente do que li por aí, tenta até demais fazer uma história coerente e com pontos bem interessantes. Mas é simplesmente bizarro o quanto ele se perde e se embola.

O que mais me impressiona é como ele parece ter sido feito por pessoas diferentes com mentalidades completamente diferentes. Em um ponto, temos a interface do jogo. Extremamente fluída e intuitiva, tudo é rápido e ágil. O combate começa e termina em pouquíssimos segundos com transições mínimas, os menus são bem acessíveis e fáceis de navegar. Neste quesito eu acho que o jogo está bem no ápice de QoL para jrpgs. Mas aí nós vamos para o quest design. Tudo é extremamente lerdo e arrastado. Fale com esse npc, depois com aquele, depois com aquele. Navegue por suas centenas de pokemons pra localizar esse 1 pokemon que a pessoa quer ver. Vá até sua caixa de item pegar aquele item inútil que você nunca usa pra voltar e entregar pra esse npc. Cutscenes que não podem ser puladas, ser obrigado a ver a animação de evolução (que é idêntica) para cada pokemon que você evoluir... sem falar do post game (que não é tão post assim, já que a história nem chega perto de acabar nos créditos), que te pede para caçar itens espalhados pelo mundo que só podem ser vistos de longe a noite, te pede pra capturar pokemons com condições raras e com mecânicas PÉSSIMAS de lidar, que te obriga a ficar as vezes horas esperando eventos aleatórios para conseguir capturar certos pokemons...

Ainda na parte técnica. Arceus é um jogo tão... estranho. Em um lado, temos paisagens bonitas, npcs e pokemons com belas animações... por outro, temos, sei lá, 10 npcs que se repetem o jogo inteiro para pessoas diferentes. Pokemons que fazem sons da era do Gameboy. Qualquer coisa em cima da grama buga e fica horrível. Árvores pixeladas. O polimento desse jogo as vezes parece tão mínimo e relaxado que torna tão difícil acreditar que é a franquia de maior sucesso do mundo.

Arceus te vende a ideia de, ao invés de ser um mestre pokemon, ser um pesquisador. Seu objetivo não é simplesmente capturar todos os pokemons como também estudar eles. E pra mim é onde o jogo mais peca. "Pesquisar" pokemons basicamente funciona como simples tarefas como capturar, derrotar em batalha, alimentar eles ou ver eles usando algumas habilidades. Mas é feito de uma forma tão sem "coração" na maioria das vezes. Pra começo de conversa, a sensação que me dá é que os pokemons só estão jogados pelo mundo. Você não vê eles bebendo água, comendo, lutando entre sí, se escondendo da chuva, criando abrigos... eles simplesmente estão soltos pelo mapa. As vezes você vê uma árvore ou uma pedra balançando, bate nela e um pokemon simplesmente pula do nada na sua cara. Eles podiam ter tornado esse jogo tão mais especial simplesmente dando um pouquinho mais de vida pros pokemons. Acho que poder escolher quais pokemons usar para transporte também adicionaria muito no aproveitamento geral (existem montarias mas são pokemons fixos da história, você não pode optar por qual pokemon vai usar surf, fly, etc).

Ainda sinto que o jogo tem muito carinho e não acho a história tão irrelevante e jogada como vi muita gente dizendo. Eles se esforçam pra fazer os personagens terem uma personalidade e conflitos coerentes, a trama em sí é bem ativa e segue para rumos previsíveis mas não é necessariamente ruim. Só me incomoda um pouco o final ser tão inconsequente e cedo, o jogo continua por muito tempo depois dos créditos. E mesmo assim, não acho que tem um bom fechamento. Acredito que sirva de fã-service para quem jogou Diamond/Pearl originalmente mas sinto que ele podia simplesmente ter um final mais explicativo.

Eu não odeio esse jogo. É divertido andar pelos mapas descobrindo novos pokemons, a fluidez com que você entra e sai de batalhas é ótima, poder soltar seus pokemons e ficar brincando com eles é simplesmente mágico. Ele me faz ter um pouquinho de esperança que, se os próximos jogos tiverem parte dessas funcionalidades e melhor polimento, podem ser jogos MUITO legais. É justo dizer que Arceus reacendeu meu interesse por Pokémon. Mas só o tempo dirá se Scarlet/Violet vão conseguir manter esse interesse vivo.

Reviewed on Apr 04, 2022


Comments