Terminada a primeira vez o jogo, na rota Golden Deer, na dificuldade Hard (Classic).

Quanto a dificuldade, o jogo perde a mão no balanceamento muito rápido. O começo parece um tanto intimidador mas se você não tiver cuidado, o/a Byleth rapidamente sai de controle e vira uma máquina de destruição em massa. Quantas vezes eu não tentei baitar inimigos pra matar com outras unidades só pra Byleth matar todo mundo no contra-ataque... por isso eu diria pra jogar no Hard/Classic por padrão mesmo. O medo de perder unidades é meio irrelevante também por causa da mecânica do Divine Pulse que te permite voltar no tempo alguns turnos pra evitar algum desfecho ruim. Eu nunca resetei uma batalha sequer durante as minhas 66 horas de jogo e não perdi nenhum aliado.

Falando mais da parte "date simulator", você passa boa parte (diria que uns 60%, pelo menos) interagindo com seus alunos e outros personagens do monastério. É muita conversa, mesmo. Claro que isso não é necessário pra jogar, boa parte dessa funcionalidade tá lá pra você conhecer melhor os personagens. E através deles você descobre bastante sobre o mundo ao seu redor, já que a maioria desses personagens são filhos ou associados de pessoas importantes nesse mundo. Então você escuta muito sobre cultura, política, religião e costumes das pessoas desse universo. Pessoalmente me diverti bastante trabalhando nas relações dos personagens e conhecendo melhor cada pessoa. Pequenas histórias engraçadinhas e meio irrelevantes e algumas bem mais interessantes e relacionadas com o grande plot do jogo. Os alunos da Golden Deer em especial são todos muito legais e com motivações bem únicas e interessantes.

Quanto a história, eu sinceramente me diverti bastante e achei o ritmo bom. Claro que você dita muito desse ritmo escolhendo o que fazer no tempo livre. Se você lutar todos os dias no seu tempo livre, deve dar uma impressão de que a história passa muito mais devagar já que as batalhas costumam demorar um pouquinho e você vai encher o intervalo até o próximo capítulo de batalhas aleatórias. A rota dos Golden Deer entrega MUITO detalhe mas ainda deixa muitas coisas ocultas. É difícil entender a motivação de certos personagens, também ficam algumas pequenas passagens meio apressadas e mal contadas. Mas isso parece fazer parte da experiência planejada, já que o jogo tem num total 3 rotas (e meia, pelo que ouvi) diferentes com pontos de vista diferentes.

No geral, essa minha primeira experiência com o jogo foi extremamente positiva. Um dos melhores jogos que joguei no Switch, sem sombra de dúvidas. Mal posso esperar pra jogar as outras rotas.

Reviewed on Jul 04, 2022


Comments