Jogos Triple A estão muito longe de serem o meu tipo de jogo, tanto por eles seguirem um padrão já determinado, uma fórmula que é certeza que vai cair no gosto do povo. Basicamente, são jogos feitos para todo mundo, mas é como mamãe já dizia: "Eu não sou todo mundo".
Eu costumo procurar sempre por obras que me trazem uma experiência única, e de tão acostumado com jogos velhos e peculiares, me surpreendo bastante com "Beyond Good and Evil".

"Beyond Good and Evil" é um clássico da sexta geração de videogames, sendo feito pela Ubisoft, que na época, ainda estava desenvolvendo seu estilo e experimentando seus gêneros. O ponto aqui é em como "Beyond Good and Evil" parece uma planta baixa do que iria se tornar os jogos Triple A.

Ele é um jogo mundo aberto, mas a maneira como você navega por esse mundo é com um barco mecânico que pode ser melhorado constantemente. Você pode ir por diversas ilhas, onde você faz missões com uma progressão mais linear, porém sem largar a parte de exploração.

Aqui você possui dois tipos de dinheiro, que é o crédito e as pérolas. Os créditos tem três formas de conseguí-lo durante o jogo, uma é batendo animais, quando você faz isso, eles dropam uma essência roxa que você pode vender instantâneamente e isso te dá alguns créditos. A segunda é apostando: em certos pontos do jogo, você pode fazer apostas, um exemplo é no Bar Akuda, que tem dois pontos que você pode apostar, uma delas sendo no segundo andar, onde tem um minigame de encontrar uma bolinha e o ou sendo no primeiro andar, onde você joga um minigame de discos.

Mas, a forma principal de ganhar crédito no jogo é com uma mecânica que vai ficar voltando sempre durante a gameplay, que é: Tirar Fotos.
Isso mesmo, a protagonista é uma fotógrafa, e ela trabalha tirando fotos de animais ainda não descobertos, e devo dizer, essa é uma das mecânicas mais divertidas do jogo. Você não precisa tirar foto só de animais, mas de diversos tipo de coisas. Se você encontra um mapa na ilha que você está, você pode tirar foto do mapa para poder explorar. Normalmente, suas missões se baseiam em tirar foto de diversas coisas, o que torna essa mecânica muito importante e bastante usada.

Eu ainda não comentei sobre as pérolas, né? Bom, você consegue elas de diversas formas. Comprando, Dropado por um Boss, Explorando, Apostando, etc. E elas são usadas para você comprar melhorias para o seu barco.

Durante o jogo você também vai ter parceiros, que só obedecem comandos especifícos, como abrir porta, clicar botões e coisas afins.

Dito tudo isso, é possível ver como mesmo sendo um jogo simples, ele tem mecânicas bem trabalhadas na gameplay. Não falei da sua estória e seus personagens, mas isso eu recomendo muito que você jogue para poder entendê-los, toda narrativa também é simples, mas tem camadas o suficiente para ter uma experiência divertida e se importar com ela, seus personagens são carismáticos e em maior parte são gostáveis.

É basicamente isso, toda a minha experiência com ele foi bastante divertida e acredito que você também possa gostar.

Reviewed on Apr 26, 2024


Comments