Depois de 96h de Starfield e ter feito um pouco de tudo nesse mundo eu concluo que a Bethesda tem problemas sérios de design pra resolver. Problemas esses que considero básicos, parece que os devs ficaram imersos no desenvolvimento desse jogo por tanto tempo que não viram problemas óbvios, que são notados nas primeiras 10h de jogo.

Starfield é burocrático, mas não de um jeito engajante como num simulador ou em Papers Please, ou de forma que acrescente narrativamente e que se mescla bem ao jogo como em Red Dead Redemption 2, Starfield é burocrático de maneira burra.

Vamos há um exemplo simples: Fazer upgrade na arma.
1- Primeiramente o jogo ensina muito pouco sobre isso, mas com experiência em jogos da Bethesda da pra imaginar que existe uma bancada de armas.
2- Na bancada descubro que antes preciso liberar no mapa de habilidades a habilidade de upgrade de armas.
3- Pronto, mas antes preciso encontrar uma bancada de pesquisa para pesquisar os upgrades de armas
4- Mas também não vou conseguir boas blueprints se não tiver pontos de habilidade em pesquisa (coringando já).
5- Depois de gastar seus pontos de habilidade ainda precisa de materiais muito específicos para conseguir abrir as pesquisas e e assim, poder fazer as melhorias de arma.
6- Esses materiais podem ser minerados (MUITO TRABALHOSO, tem que ie no planeta que possui o material e, às vezes, montar um posto de mineração, que é caro e chato de fazer) ou comprados em algumas lojas, mas que lojas? O jogo não possui mapa das cidades. Depois de pesquisar no Google encontro as lojas que possuem os materiais.
7- Porém recursos são bem pesados, e você provavelmente vai ter que voltar andando lentamente até a bancada de pesquisa e de armas.
8- Finalmente faz o upgrade e depois de matar dois inimigos você encontra uma arma melhor. O sistema de melhorias de armas mais uma vez se prova burro e inútil no jogo, e isso se repete com vários outros sistemas (sistema de entreposto, alimentos, etc).

A liberdade é grande, mas não é recompensadora, você pode fazer o que quiser, mas nada além das missões principais e de facções vai ser interessante. Ser curioso nesse jogo é triste, por que TUDO que você vai encontrar é NADA. Ou no máximo várias localidades repetidas geradas proceduralmente.

A história principal e das facções são legais, da pra curtir. Mas a escrita, os personagens, os diálogos, é tudo muito chato, eu odiei todo mundo nesse jogo (exceto a Andreja).

O combate é satisfatório, entrega bem. Os gráficos são satisfatórios, entregam bem.

O design de missões geralmente se resume a: busca tal coisa pra mim com fulaninho em tal planeta, chegando lá o fulaninho vai pedir um favor pra poder te dar a coisa. Isso se repete tanto que eu já estava prevendo essa estrutura em toda missão.

Tenho milhares de coisas ruins pra apontar ainda: sistema de peso, menus horríveis, bugs (ainda tem muitos), o fato do jogo estar inacabado, etc, mas deixa pra lá. No geral a experiência não é tão ruim, só tinha potencial pra ser melhor.

Reviewed on Oct 30, 2023


Comments