A premissa desse log é bizarra por si só: fiquei com saudade de re-jogar Mega Man X3. E eu sabia que existia um mod pra jogar o jogo com o Zero então eu fui testar, como alternativa de repetir a experiência sem tornar essa run num espelho da primeira vez que eu joguei. No fim das contas é o que eu esperava, o Zero não consegue usar os upgrades de armadura, e os chefes não são balanceados pra ele (no jogo original ele não podia lutar contra nenhum chefe, então obviamente são todos feitos com o X em mente).

Salvar o jogo no fim de cada missão igual os X de PS1 é com certeza uma adição bem vinda. O mod permite você trocar livremente entre o X e o Zero durante as fases, então na teoria existe uma dinâmica libertadora em como abordar as situações, mas a liberdade fica só no campo teórico, porque o Zero além de mais lento que o X, não consegue pegar colecionáveis que exigem as botas verticais -e como dito anteriormente- ele é muito pior que o azulão nos chefes.

É uma curiosidade interessante. Uma maneira refrescante de jogar X3, e se você acha muito fácil, por estar re-jogando a anos, essa é com certeza uma versão mais desafiadora. Não é exatamente o que eu procuro jogando os Mega Man X de Super Nintendo, libertador pra mim é jogar fazendo 100% num frenesi sem nem pausar o jogo.

Eu derrotei os 8 mavericks com o Zero e não planejo jogar mais. Até porque eu peguei todos os heart tanks com ele e é basicamente impossível passar a fortaleza do Sigma sem a golden armor, então mesmo se eu conseguisse ela pro X, ele ia estar com a barra de vida inicial.

A coisa positiva de ter jogado agora prestando mais atenção, é que eu consigo dizer com certeza que eu gosto mais de Mega Man X3 do que X2. Quer dizer, eu saí de X3 pela primeira vez achando de longe a pior seleção de bosses dos primeiros 4 jogos da série, e desgostei forte do castelo do sigma e do tamanho das fases normais. E mesmo assim… eu achei ele muito gostoso de jogar.

Passando pelo jogo uma segunda vez eu consigo entender bem mais as engrenagens que me fazem achar esse jogo muito bom. Pegando de comparação o irmão famoso, Mega Man X4, uma das coisas que eu mais gosto dele é o quão tudo parece IMPORTANTE. Suas ações têm peso, a história é causa e consequência das suas atrocidades, e acho que Mega Man X3 tem um pouco desse DNA. É o fechamento da era do Super Nintendo, já com o pézinho no PS1 (o jogo foi lançado simultaneamente nos dois consoles), e realmente parece que o time de desenvolvimento queria passar essa ideia.

O Zero é uma presença que te acompanha no jogo todo e, apesar de não ser nem de longe tão importante quanto nos jogos futuros, é um sentimento bem diferente de X1 onde ele é uma figura idealizada e do X2 onde ele é seu colega de trabalho zumbi. Em X3 você luta ao lado do Zero. Esse jogo tem um setting menos de repressão de "maus elementos" e mais de uma guerra, mesmo. Os X Hunters no jogo passado serviam só pra passar um mistério digno de novela das 6 e pra foder sua liberdade de escolher as fases. O Bit, Byte e Vile são vilões casca grossa MESMO e constroem bastante pra ideia do fechamento de ciclo (principalmente o Vile).

Mega Man X3 é de longe (pelo menos entre os 4 primeiros) o jogo com mais coletáveis da franquia X e, por mais que isso possa parecer um saco, eu não acho que você joga Mega Man X3 como passatempo. A dinâmica do jogo funciona pra mim justamente porque ele me pune se eu não tiver prestando 100% de atenção. Eu PRECISO pegar o Z-Saber e a Golden Armor, eu PRECISO derrotar os chefes secundários com suas fraquezas, eu PRECISO pegar todas as Rides. São obrigações, mas obrigações que dão sentido à jornada. É um trabalho, e o pagamento é justamente ficar mais forte e apto a passar pelo mundo.

O jogo termina com o narrador monologando melancolicamente sobre como o X não compreende e não gosta de repetir o ciclo de matança de mavericks, e sobre como isso tá diretamente relacionado à existência do Zero. O X -e o mundo- nunca vai ter paz enquanto ele não matar o Zero. É o jogo assumindo que, pra ele existir, deve-se aceitar brutalidade inevitável, e que jogar Mega Man X é se torturar pra SEMPRE, até porque, o Zero nunca vai morrer.

Óbvio que, esse monólogo, no contexto in universe do jogo (e não só comigo interpretando de forma meta e abstrata), também adiciona pra minha perspectiva de que é uma iteração que acima de tudo tenta ser grandiosa. Mega Man X3 precisa terminar imponente e com promessas pro futuro, afinal de contas, como X4 ia existir do jeito que é sem antes ter sido um sonho?

Reviewed on Aug 23, 2023


2 Comments


9 months ago

é questão de tempo pra eu te acompanhar nessa jornada de achar o X3 melhor que o X2 #tmj

9 months ago

Pprt