touhou luna nights é um metroidvania ok, com design de fases decente (ocasionalmente meio sacana) e com boss battles espetaculares. algo que é engraçado, considerando a quantidade de jogos que gosto que são bons APESAR de seus encontros com chefes. acredito que isso é (parcialmente) um resultado da maneira que os elementos de shoot-em-up estabelecidos nos jogos principais de touhou são traduzidos para o gameplay de luna nights: passar de raspão dos ataques te dá bônus de vida e mp, o que te incentiva a tomar atitudes ousadas de alto risco. queria muito que mais jogos (fora do gênero shmup) utilizassem uma mecânica de graze! o único além de luna nights que faz isso (até onde eu sei) é deltarune.

enfim. um jogo bem bom. os arranjamentos de músicas clássicas de touhou são excelentes e atmosféricos e eu gosto muito dos visuais. as animações da sakuya tem uma finesse em um nível alucard em symphony of the night, o que eu aprecio MUITO. parar o tempo e pular em cima das próprias facas para chegar em lugares altos é uma solução TÃO mais elegante e prazerosa que os wall jumps e high jumps dos castlevanias de GBA (ainda não joguei o aria of sorrow, desconsidere ele nessa crítica).

pra finalizar queria mencionar que eu não gosto muito como fangames de touhou tendem a seguir a estrutura de embodiment of scarlet devil, mesmo com luna nights até executando isso de forma decente. eu sei que é o mais popular, mas eu sempre fico com mais vontade de ver as interpretações de fãs de inimigas como a yuyuko e a kaguya, que não são tão batidas quanto o combo "meiling - patchouli - sakuya - remilia - flandre". seria um sonho maravilhoso se o team ladybug fizesse uma sequência utilizando o elenco de perfect cherry blossom ou imperishable night. talvez um dia.

Reviewed on Dec 02, 2023


Comments