This review contains spoilers

Eu gostei muito da dlc, ambas as partes. Achei que adicionaram bastante coisa nova (principalmente a segunda), ainda tenho muitas críticas além da performance tosca e inaceitável desses jogos (falta de battle frontier, treinadores ainda fáceis, história curta demais e mal aproveitada). Mas, ela trouxe um novo tipo de rival, o rival que fica bravo porque ele não é o protagonista, não importa o que ele faça. Kieran é um dos melhores rivais e teve um arco bem maneiro, por mais que mal explorado.
Digo isso porque a motivação dele foi algo bem diferente do que nós vemos na franquia, um adolescente que se revolta após nós jogadores destruirmos o sonho dele (capturar Ogerpon e ser amigo dela), além de sempre, por meio de batalhas, deixarmos bem claro que ele nunca vai chegar no mesmo nível da gente. Isto foi muito bom. Mas a conclusão disso tudo é meio agridoce, por um lado faz sentido que ele se arrepende e quer recomeçar tudo de novo, mas por outro faltou algo que deixasse ele como um dos melhores rivas senão o melhor (provavelmente uma luta muito mais difícil com o Kieran ia satisfazer isso).
Mas o principal ponto que eu não gostei foi a falta de cuidado com a inserção do Terapagos na história, pokemon que é considerando o "Tesouro escondido da Area Zero". Foi a mesma coisa de sempre, campanha absurdamente rápida e decepcionante sem explicação de mais detalhes da lore desta área tão intrigante e cheia de mistérios, sem uma construção pra ai sim chegar no clímax de "temos que descer para os níveis mais fundos da area zero". O jogo te implora pra ser encerrado o mais rápido possível, as profundezas da area zero não tem um fator de exploração igual as outras áreas do jogo, eles pecaram muito em ter feito uma sequência de eventos e áreas tão dolorosamente linear que o sentido da existência de tal lugar se perde em "mais uma área esquecível pra pegar lendário esquecível, neste jogo horripilante de rushado". Terapagos deveria ser algo, deveria ter um impacto tão grande na lore deste jogo que tudo se encaixa ao fim da dlc, pegar todas as pontas soltas deixadas ao longo do caminho e conecta-las pra um grande final. Mas o que recebemos é uma sequência de eventos que não se conecta com o resto da história construída até então.
Porém, escrevendo esta review, vejo que o principal tema deste jogo foi na verdade uma representação nua e crua de "ambição", "desejo". O que nos é apresentado, ao longo de toda essa jornada, é como ambição levou a ruína de todos que se devotaram demais a satisfazer este sentimento, como negligenciar sua vida em prol de um objetivo vai te levar a lugares que você nunca jamais desejou estar. Vemos isso principalmente com os Professores da região, que negligenciaram tanto todos os aspectos da vida deles para atingir um objetivo, para no fim serem mortos pelo resultado de tal objetivo. Sem dizer um adeus ao seu filho. Sem ver ele crescer. Sem dar a devida atenção que ele merecia e implorava por toda sua vida. E agora vemos isso com Kieran (e posteriormente a Brian), personagem que, em tentativas frustradas, tentou melhorar para ser melhor que o jogador, que, para Kieran, era a representação de todas suas falhas e erros.
Em questão de dificuldade, eu sofri um pouco na segunda parte já que eu "fiz" um time com níveis 80~90 (peguei os pokemons que mais queria usar e taquei exp candy), mas nada demais sinceramente. Eles poderiam ter ido um pouco mais além, mas os mini-games antes das batalhas com a E4 da Bluerberry academy foram genuinamente divertidos.
Em questao de performance e qualidade técnica, horroroso, chega a ser piada que este jogo saiu assim e continua com a mesma perfomance horrível. Em uma área que só tem lama e grama, o meu jogo travou tanto que eu fiquei com medo de crashar (o jogo nunca crashou comigo nas minhas 200h com ele, mas nunca se sabe). As texturas poderiam ser melhores, já que a água e a luz desse jogo são incrivelmente boas, e justamente por isso é meio estranho ver um sistema de luz tão bom em texturas que pertencem a época do n64.
Em questão de design do mapa e novas funcionalidades, amei, continuem assim, criativos e com realmente ideias que puxam a franquia pra frente, que adicionem coisas além da mecânica super quebrada que toda geração nova tem, desde a gen 6. As cavernas realmente parecem cavernas comparado com os jogos antigos, o Terrarium é muito bem pensado na minha opinião, amei o design de cada bioma e quanta coisa tem pra fazer nesse jogo (melhorar o Terrarium, desbloquear mais efeitos ou itens cosméticos, novas funcionalidades como o Sincron Machine sei la o nome, e muitas outras coisas). As histórias paralelas novas são legais, só fiz a do Team Star até agora, mas gostei bastante que eles não esqueceram totalmente dessa parte do jogo. A cutscene que ocorre quando você vai pra Crystal Pond em Kitakami após pegar o terapagos é muito surpreendente.
Em questão de Pokemon, eu amei todos que voltaram por mais que não sejam todos, e eu espero que eles mantenham essas texturas novas no próximo jogo 3d (claro com as texturas com maior qualidade). Mas os lendários são shiny locked sei la por que, então menos 100 pontos. A pontuação ta -10000/10, algum dia eles chegam la!!
Por fim, fico feliz que a explicação do Kieran ter ficado maluco foi porque ele se colocou nestas situações, e não um pokemon malvado o controlando. E, só pra finalizar, um pensamento que tive após toda essa saga com Gen IX: a minha franquia favorita ta num lugar onde ela continua sendo medíocre em tudo que se propõe ou simplesmente consegue piorar tudo no próximo lançamento... Provavelmente vai continuar sendo medíocre sejamos honestos.
Por mais que eu vá continuar jogando este jogo (e os próximos independente do quão cagado eles sejam) e essa geração ser a minha favorita, o sentimento de que provavelmente a franquia não vai conseguir melhorar além disso é muito triste.

Reviewed on Dec 15, 2023


Comments