This review contains spoilers

Depois de me surpreender com o quanto gostei de Mass Effect 1, ver o consenso popular que o 2 seria o melhor da franquia e ter me enchido de expectativa, infelizmente esse jogo me decepcionou demais.

A jogabilidade melhorou mas acho que essa é a única melhoria mesmo. O meu único ponto negativo de Mass Effect 1 é que eu achava que o jogo as vezes poderia ter mais ação, e Mass Effect 2 leva isso pro extremo oposto: é um jogo que tem ação demais e se foca só nisso. Sinto que boa parte dos elementos de RPG, ou mesmo variabilidade de jogabilidades, foi abandonada em prol de encher a narrativa com sequências infinitas de tiroteio. Realmente acredito que deixou tudo muito cansativo, até porque não é esse o tchan de ME1.

No entanto, mais que isso, os principais problemas de ME2 são a narrativa e a história principal. A estrutura desse jogo é MUITO estranha. Por mais que eu goste da maioria dos personagens, eu sinto que gosto deles de forma acidental e não por algum mérito da narrativa. A forma que eles são introduzidos não é nada orgânica (exceto Miranda e Jacob, claro) e soa muito como case of week e filler. As missões de recrutamento e lealdade soam muito como se você estivesse escolhendo um monstro da semana pra derrotar, cuja luta não tem peso nenhum e tanto faz qual você escolher. Algo que pra mim corrobora muito esse sentimento é que a Kasumi tem o mesmo peso narrativo que a Jack, por exemplo. E a Kasumi é uma personagem DLC!!!!

Justamente por toda a estrutura do jogo ser formada por esse aspecto "case of week", a história principal é totalmente não importante aqui. Como você tem 2 dezenas de missões de recrutamento e lealdade, as poucas main quests da história principal se perdem totalmente, até porque essas quests das companions não tem ligação com o conflito principal do jogo. No fim torna algo que chega a ser passível de ser esquecido, é uma ameaça que você não sente porque ela raramente está ali.

Enfim, eu genuinamente odiei a estrutura desse jogo. Depois que fiz todos os dossiers de recrutamento e precisei fazer as missões de lealdade, já estava extremamente cansado desse formato. Os pontos de alívio foram as missões de lealdade de Thane e Samara, que pelo menos fugiram da fórmula básica de tiroteio desenfreado que ME2 adotou.

Reviewed on Feb 11, 2024


Comments