This review contains spoilers

Um primeiro ato absolutamente brilhante contrastado com uma gigantesca decadência na tentativa de ser algo a mais. Admiro a tentativa de expansão, a ideia de contar uma história única e fazer algo metalinguístico, as fitas do "youtuber" são muito interessantes e realmente atiçam a curiosidade do jogador e é muito bacana jogar isso sem saber nenhum spoiler, acho que ninguém espera que se torne um found footage, mas as mudanças de gameplay foram simplesmente um saco e fizeram o jogo perder todo o apelo do ato 1.
Pergunte a qualquer pessoa que jogou esse jogo e ouvirá a mesma opinião: o ato 2 é extremamente entediante e desinteressante. Juro que tentei gostar, mas o segundo ato foi tão insuportável que me vi forçado a fazer a estratégia quebrada do ouroboros para simplesmente progredir para a próxima parte de uma vez, numa esperança de que talvez o jogo acabasse ou voltasse a fazer o que faz de melhor. O ato 3, por mais que superior ao 2, também não ofereceu nada que chegasse aos pés do primeiro. Joguei aproximadamente metade deste, mas percebi que estava exausto e me forçando a jogar, logo decidi assistir ao final no YouTube. Grande parte do meu desapontamento com Inscryption vem do fato de que o jogo tenta ser mais do que parece ser em primeira instância, mas não acho injusto dizer que às vezes é melhor entregar todo seu potencial em uma experiência mais simples e sucinta do que arrastar-se por experimentações sem muito valor para além da surpresa.
Porém... Kaycee's Mod (que acredito que simbolize um reconhecimento dos próprios desenvolvedores acerca da superioridade do primeiro ato) é a salvação para absolutamente todas as minhas críticas, oferecendo um modo roguelike que permite repetidas runs do primeiro ato com novos desafios. Simplesmente não tenho palavras pro quanto isso salva o jogo. Sem esse modo, Inscryption seria uma experiência que acaba como "aquele jogo de cartas que vira found footage", remetendo a uma lógica de terror digital similar a outras coisas que explodiram na internet como Doki Doki Literature Club e sem dizer nada suficientemente profundo ou interessante para ser lembrado. A única coisa que jamais me esqueceria é a experiência de estar naquela cabana escura, buscando uma forma de escapar e jogando cartas com uma força desconhecida. Com esse modo, Inscryption tornou-se simultaneamente meu card game digital e meu roguelike favorito.

Reviewed on Mar 29, 2024


1 Comment


1 month ago

This comment was deleted

1 month ago

This comment was deleted

1 month ago

Ato 1: 10/10
Ato 2: 3/10
Ato 3: 6/10
Kaycee's Mod: 10/10