Não se faz um Chrono Trigger por acidente, mas tudo nesse jogo soa como um grande acaso. Em resumo, o jogo alcança uma excelência que pouco se vê dentro dessa mídia, cada área tá calibrada, e a junção de todos os elementos rende um espetáculo.

Esse é um daqueles bastiões da midia que não deve faltar no cânone de quem quer entender videogames, e bem, indo nessa pegada de ser um jogo indispensável até o presente momento eu tinha um certo preconceito com esse jogo pois quando me vendiam a ideia era sempre recorrente um ponto "a historia não é nada demais, é bem simples".

De certo modo, não é errado pensar isso, mas a complexidade da mensagem por trás de Chrono Trigger está ligada a subjetividade de quem joga. A narrativa claramente quer te dizer algo, mas pode passar despercebida por tamanha qualidade em outros aspectos ou você tá ocupado demais ministrando uma barra, mas o ponto é: Chrono Trigger pode não ser apenas um jogo de historia simples.

Existe um roteiro muito consistente aqui, e toda a complexidade está em você (não irei elaborar dessa vez, entender o que esse jogo pode significar é parte do processo, serio, é bem divertido). No mais, jogos como Chrono Trigger não são feitos por acidente, mas definitivamente soa como um milagre.

"Fui feito por mãos humanas, mas não sou diferente dos outros, viver é bom"

Eu vou guardar isso comigo, Robô.

Reviewed on Jun 14, 2023


Comments