joguei esse jogo em 2017 pelo celular, através de... "métodos". Recentemente, com a promoção da devolver, o jogo ficou 3 reais e decidi pagar pela vez que joguei há tantos anos e jogar de novo.

Eu quero começar falando sobre algo que não é culpa de SPACEPLAN, mas foi algo que impactou a experiência pra mim: ficar clicando na tela ou só observar os números subindo sozinhos é beeem desinteressante, e é isso que acontece a maior parte do tempo. É fato que isso não é culpa de SPACEPLAN em si, isso é uma característica do gênero o qual o jogo escolheu usar pra contar a história que ele quer contar. Jogos idle são sobre isso, juntar números e gastar eles pra que você possa juntar mais números mais rápido, isso é o de se esperar quando tu compra um jogo do gênero. Mesmo assim, ter que ficar minutos encarando a tela e/ou clicando nela pra chegar na quantidade absurda que eu preciso pra comprar o próximo upgrade que vai avançar a história enquanto nada acontece foi bem chatinho. Claro que a maior parte do tempo eu só deixei o jogo aberto enquanto fazia outras coisas, é muito provavelmente o que o jogo espera que tu faça, mas não é como se deixar o jogo se jogar sozinho e pular as partes entediantes em que nada acontece fosse muito melhor, no meu ponto de vista. Não sei se gosto da ideia de que, das 18 horas de jogo que eu tenho, no máximo 2 dessas horas foi o tempo que eu realmente passei fazendo alguma coisa, e eu nem digo isso no sentido de "jogo curto = jogo ruim", mas sim a proporção de "tempo de jogo" pra "tempo que realmente joguei". Houveram momentos em que eu realmente tava acompanhando e esperando os números chegarem ao valor que eu precisava.

Dito tudo isso, SPACEPLAN é um jogo bem bom. A trilha sonora é maravilhosa, o diálogo da IA que te acompanha durante toda a jornada é divertido e engraçadinho, o jogo é visualmente simples e minimalista mas ele faz coisas bem interessantes com isso e eu gosto bastante, e um jogo idle com uma história e narrativa linear não é algo que se vê todo dia, e uma história realmente interessante, que culmina num final que junta toda a personalidade da música e do visual do jogo pra fazer tipo um "grand finale" que eu achei que foi bem legal. A única coisa é que a gameplay, mesmo não sendo o foco do jogo, não só não me cativou, como me fez jogar o jogo me arrastando. Claro que isso é só minha opinião, que não acho jogos idle interessantes. Se você já tem mais afinidade com jogos do gênero você provavelmente vai curtir bem mais, porque o que o jogo apresenta é com certeza bem interessante e bem executado.

Reviewed on May 26, 2024


Comments