Higurashi no Naku Koro ni Kizuna: Alternative Hirukowashi-hen

Higurashi no Naku Koro ni Kizuna: Alternative Hirukowashi-hen

released on Nov 27, 2008

Log in to access rating features

Higurashi no Naku Koro ni Kizuna: Alternative Hirukowashi-hen

released on Nov 27, 2008

An alternative version of Hirukowashi-hen originally included in Higurashi When They Cry Kai, which contains several changes, namely the addition and removal of certain characters and the removal of references to plot details not yet revealed in the Kizuna series.


Also in series

Higurashi no Naku Koro ni Kizuna: Tokihogushi-hen
Higurashi no Naku Koro ni Kizuna: Tokihogushi-hen
Higurashi no Naku Koro ni Kizuna: Yoigoshi-hen
Higurashi no Naku Koro ni Kizuna: Yoigoshi-hen
Higurashi no Naku Koro ni Kizuna: Kageboushi-hen
Higurashi no Naku Koro ni Kizuna: Kageboushi-hen
Higurashi no Naku Koro ni Kizuna: Someutsushi-hen
Higurashi no Naku Koro ni Kizuna: Someutsushi-hen
Higurashi no Naku Koro ni Matsuri: Kakera Asobi
Higurashi no Naku Koro ni Matsuri: Kakera Asobi

Released on

Genres


More Info on IGDB


Reviews View More

Bem, esse aqui é um caso engraçado.

Essa é a versão alternativa do arco q eu já tinha lido anteriormente (e escrevi uns comentários aqui no site) q saiu pra consoles... e ao msm tempo q tem a msm estrutura, plot points e narrativa praticamente idêntica, são bem diferentes tbm.

Nao só ao fato que agora tem va, cgs, uma direção mais elaborada, escolhas (msm q seja a coisa mais simples do mundo, e não é uma crítica ou demérito ) e com isso bad ending e até mais uma cena extra no final (e uma ost diferente tbm, eu falo sobre isso daqui a pouco), mas tem mudanças significativas na narrativa msm q disse q são idênticas.

Essa versão é estranha pois ela saiu primeiro nos ports de DS, e a versão de Higurashi de DS é chamado de Kizuna (q por si só o lançamento dos ports de todos os arcos era esquisito pq decidiram dividir em quatro jogos com 3 ou 4 arcos cada, o mais provável é a provavelmente não cabia tudo num cartucho só), e esse arco saiu no segundo Kizuna (q dos arcos principais, contém o Himatsubushi q é o último do primeiro jogo, e o Meakashi q é o primeiro do Kai).

Só que é aí q tá a parada: o Hirukowashi og contém personagens e elementos q só são introduzidos ou revelados em arcos posteriores a esses q acabei de citar q contém no segundo Kizuna, então qm tava acompanhando Higurashi pela primeira vez na versão de DS tomaria spoilers GIGANTES E ESTRAGARIA REVELAÇÕES IMPORTANTÍSSIMAS em um arco extra fanservice de comédia. Então decidiram refazer o arco para se adequar pra quem tava acompanhando os jogos pela primeira vez por esses ports.

Com isso removeram personagens, adicionaram outros, reverteu alguns de papel e mudou o clímax inteiro (no og é uma partida de mahjong q contém um personagem q estragaria uma revelação dos arcos principais, então nessa versão é uma partida de baseball).

E por causa disso, algumas coisas pareceram forçadas por parecer q reescreveram tudo de última hora, como pela troca de papel de uma certa personagem específica, se no arco og ela agia da forma natural dela e q a gente esperaria, nesse versão ela age de forma oposta por está exercendo um papel de outro personagem q não está nessa versão (q aí sim se fosse essa outra boneca faria sentido essas ações e comportamento). É muito nitpick pra um arco extra de comédia? Sim! Com certeza é. Mas ngl q isso me deixou encucado durante a leitura.

COM TUDO, como falei anteriormente, pela versão de console ter um budget um pouco maior, agora nós temos coisas que não tinha na versão anterior, e que sinceramente agregou muito durante a jogatina.

Eu absolutamente AMO o VA de Higurashi, e é MUITO perceptível que o pessoal tava se divertindo pra krl fazendo as vozes nesse arco, juntando ao fato q as cgs q tem são muito engraçadas e a direção mais ativa, tudo isso deixou o arco mil vezes mais divertido e engraçado do q já era e me tirou diversas risadas gostosas.

E sobre o clímax no final, eu não manjo NADA de baseball e muito menos de mahjong (por mais q esse último ando com vontade de aprender ultimamente), então n tenho nenhum tipo de bias pelos dois esportes, sou totalmente neutro nesse sentido. Contudo, por mais que me diverti sim no da versão anterior por amar o SOL de Higurashi com toda a minha existência, vou ter q admitir q me diverti AINDA MAIS no dessa versão. Pelo simples fato q já citei: Tem uma direção mais ativa, e o VA tbm ajudou bastante no aproveitamento (e até escolha tem nessa parte msm q seja no msm nível de profundidade dos jogos da Telltale, ainda sim como disse não é demérito e aprecio muito a adição). Além de que nessa versão tem a participação de dois dos personagens que mais me traz risadas na obra original quando aparecem.

No mais, é a msm narrativa do outro arco que comentei, então eu gosto das duas versões praticamente no msm nível (e dou a mesma nota btw). Se eu fosse escolher uma no entanto, escolheria essa pelos motivos q citei por mais q certos elementos são forçados, e pra finalizar tem outra coisa q amei na minha experiência com essa versão:

Por essa versão ter sido lançada no console, invés de utilizar a ost original, utiliza a ost do port de ps2 chamado de Matsuri (q foi reutizilada no Kizuna). E tenho q dizer q fui surpreendido positivamente PRA CARALHO. Claro, eu ainda prefiro a ost og por ter sido feita com a obra em mente e por ter lido ela inteira com essa soundtrack. Mas a ost das versões de console não fica muito atrás não, captura a atmosfera e a vibe da obra de forma espetacular assim como a ost original, e a produção num geral é muito boa. Esse plus fez eu gostar ainda mais dessa versão do arco, então é sobre isso (além de que a cena q adicionaram no final é um puta fanservice pra quem shippa o Kei com a Mion, então fui influenciado pra escolher essa versão por isso também já que eu amo esses dois com toda a minha alma).

E sim, eu escrevi mais do que devia pra um arco extra de comédia de uma vn, mas overthinkar sobre tudo (e principalmente nos meus hiperfocos e nas coisas q eu gosto) é uma das minhas especialidades principais!