Homestead Arcana

Homestead Arcana

released on Apr 21, 2023

Homestead Arcana

released on Apr 21, 2023

Become a farming Witch and pioneer the range that has been mysteriously corrupted with Miasma. Discover the secret behind its appearance, grow plants to power up your spells, and use nature’s magic to heal the land. Build your very own homestead from the ground up. Discover new plants and tend to your ever-growing garden to heal the land and make it your own.


Released on

Genres


More Info on IGDB


Reviews View More

Looks like a game yet to develop, I don't want to be harsh since it's an indie but how can you ask money for this

+ Cool ideas
- None of its cool ideas are implimented very well

its so funny to me that this game exists

Homestead Arcana é definitivamente um jogo. Cheio de problemas, alguns pontos positivos e varios negativos. Minha experiência com esse jogo foi quebrada diversas vezes com bugs e mais bugs. Vou ser direto com isso, eu cheguei a baixar esse jogo no seu lançamento logo no inicio do ano, porém, eu acabei "apodrecendo" uma das plantas do jogo(É uma mecânica, não lembro o nome da mecância, mas é isso ai basicamente), e para arrumar ela, eu precisava usar um poção, que vale ressaltar não estava funcionando. Resultado disso é que eu não conseguia progredir no jogo. Tive que dropar e esperar ser consertado. E de fato, esse bug foi concertado e hoje é possível terminar o jogo, com alguns bugs, mas da para terminar.

Jogabilidade[4/5]: Apesar das pessoas n terem gostado das mecânicas de colher e tals, eu até que comecei a gostar disso, apesar de ficar cansativo dps os controles foram bem feitos e bem colocados. Viajar na vassoura também é muito gostosinho e suave. Disso não posso reclamar. Tive alguns problemas com hitboxes de interação, mas nada que impede de jogar o jogo(Vim aqui para avisar que joguei pelo pc, então não sei como está no console. Vi o pessoal reclamando de estar ruim no console, no pc para mim, está decente).

Dificuldade[2/5]: Inexistente. Consigo ver o quão rushado foram os bosses desse jogo, já que é só uma repetição de mesma mecânica de ataque. Os monstros de fato aumentam a dificuldade com o tempo, porém é facilmente contornável, aliás, a última area é absurdamente tosca nesse sentido. Parece que ficaram sem ideiais no final. Eu diria que não era para o jogo ser difícil, porém existe algo na dificuldade que ele tenta implementar que é basicamente a exaustão de caminhar. A exploração desse jogo é que é a dificuldade, por que, ter que ficar indo e voltando é um saco, e ter simplesmente ser interrompido a cada exploração para ter que voltar e fazer mais coisas para progredir é chato e torna a gameplay repetitiva e exaustiva, isso acabou sendo uma dificuldade no fim de tudo, mas no sentido ruim da palavra.

Direção de arte[4/5]: Conversei com alguns amigos na epóca que tinha lançado esse jogo e todos reclamaram desse jogo ser feio, mas eu não acho isso. Para se dizer eu acho ele até bonito as vezes. Diria que as animações de NPCs em alguns momentos são toscas de fato, mas de resto o jogo é bonito e da para ter sua beleza aproveitada andando por ele de vassoura por ai. A segunda area por exemplo é maravilhosa!

História[3.5/5]: Eu daria mais pontos senão fosse pelo fato dos bugs terem atrapalhado alguns dialógos e tirado a minha imersão. Eu não conseguia me concentrar nos dialógos com a droga do gato andando em direção ao nada enquanto fala e sumindo da camêra. Esse jogo me fez lembrar um pouco starfield nesse ponto, porém não posso dizer que não gostei da história. Ela é legal, e de fato fica emocionante em alguns momentos. Tem um tema todo de mistério onde não se sabe exatamente a causa de tudo e isso torna interessante. Além dos relatos de pessoas do passado das experiências que passamos com a protagonista, temos dialógos com personagens e tópicos que nos dão mais lore sobre o mundo de Homestead. E vale ressaltar me senti um pouco emocionado com a curt-scene inicial. E é óbvio que a area que eu mais curti é a segunda area, que tem páginas de diários que mostram o POV de certos personagens do passado, e de certa forma me deixa animado para explorar mais o mapa do jogo. O único problema é que param de ter essas notas, ou melhor, elas ficam bem excassas depois da segunda area, o que no caso me decepcionou bastante.

Trilha sonora[4/5]: Perdeu meio ponto só pelo fato de que a trilha sonora tem gatilhos, onde por exemplo, você usa a vassoura começa a tocar uma música diferente e vice-versa, o problema desses gatilhos é quando você desce rapidinho pra coletar um item em 10 segundos e simplesmente começa a melhor música do jogo, porém para depois que você volta para a fazenda. ISSO É MUITO BROXANTE, mas de certa forma não é uma trilha sonora ruim, é inclusive o que mais salvou esse jogo para mim.

Gameplay[3/5]: No ínicio achava as critícas de repetições invávlidas para esse jogo, até por que tem muita coisa para fazer nesse jogo, porém esse jogo ele não não me passa a sensação de querer farmar e fazer coisas secundárias, elas não parecem vale muito a pena quando se conclúi, então você acaba sentindo de fato que a gameplay é repetitiva. Entra no miasma, consegue semente nova, planta, canaliza, colhe, faz fertilizante, faz poção, e suprimento e parti pro miasma, ficando nesse loop até o final do jogo. Não, não da vontade de fazer os secundários por não serem recompensadores o suficiante. O jogo em si é fácil, então muita mecânica que ajuda você na exploração, é inútil quando se da para explorar facilmente. Por isso com o tempo a exploração fica chata, não se torna recompensadora e ao mesmo tempo repetitiva, e somando tudo isso o late game de Homestead Arcana é ruim. É complicado afirmar isso quando o começo e a segunda area são daoras de se aventurar, porém simplesmente depois de um tempo não da para tankar o resto do jogo. Quase dropo o jogo, se eu não tivesse descoberto o fast-travel(SIM! JOGUEI A DROGA DO JOGO TODO SEM FAST-TRAVEL EU SOU UM MASOQUISTA), tive que ficar voando de vassoura por todo o mapa toda vez que precisava fazer mais fertilizante ou suprimento, isso foi torturante, senão tivesse descoberto o fast-travel teria dropado com toda certeza.

Conclusão[3,4166/5]: Fast-travel salvou esse jogo! Se tivessem feito corta-caminhos melhores para se voltar para a fazenda teria curtido mais, além de claro, ter menos bugs. O jogo oscilou bastante entre ruim e bom, mas no final pesou mais na parte do ruim. Enfim, se for jogar não espere tanto da gameplay fazendinha, e talvez você possa acabar jogando só pela história mesmo, por que de resto não vale a pena investir nesse jogo. Não sei se foi rushado, ou se o final era exatamente o que queriam, mas acredito na possibilidade de ter sido rushado, então com isso me sinto melhor em relação de que esse jogo poderia ter um potencial maior. Estou curioso sobre as próximas propostas desse estúdio.

Some of the most awkward controls I've played in a farm sim on consoles. Everything takes so many extra and unnecessary steps. Technical issues, bad voiceover as well. There are much better farm sim type games out there. Harvestella feels simialr to this and can't be nearly this bad I'd imagine. Maybe better on PC?

I thought the story was cool, especially how it plays out with your familiar. I did play on Xbox and this feels like it could have been better optimized for it - harvesting and menu management were a real pain with a controller. There were some visual hiccups and some other sticks and glitches.