Pronty

Pronty

released on Nov 18, 2021

Pronty

released on Nov 18, 2021

Pronty: Fishy Adventure" is an action-adventure game set in a future underwater city. In order to protect the city of the deep - Royla, command your javelin partner to battle with ferocious mutant trash fishes, and unravel the mysteries behind this new Atlantis.


Released on

Genres


More Info on IGDB


Reviews View More

This is genuinely the most fun I had in a water level.

Pronty é a definição do que aconteceria se desenvolvedores fizessem um jogo em que o jogo inteiro é a "fase da água" :harold-pain: Brincadeiras à parte, a ideia do jogo é muito boa, a imersão e exploração são maravilhosas, uma história bem envolvente e cheia de reviravoltas (e com tons de crítica à nossa realidade), e também tem algo que eu admiro muito, a coragem e disposição pra fazer algo completamente diferente do convencional. A coragem de tomar riscos. E tipo, TEM TRADUÇÃO EM PT-BR!!!! É simplesmente incrível o fato de que um jogo indie pouco conhecido e de baixíssimo orçamento consegue fazer traduções decentes e a Nintendo não.

Infelizmente, os outros aspectos da jogabilidade não sustentam essa ideia interessante... A movimentação não é de toda ruim, mas demora bastante pra você pegar o jeito, e o combate é PÉSSIMO! Sério, é muito ruim. Eu consegui enxergar o que eles tentaram fazer, tendo em vista a característica do jogo de se passar inteiramente debaixo da água, mas simplesmente não se sustenta. A sensação de que os comandos estão fora do seu controle é quase que uma constante durante enorme parte do jogo.

Como já mencionei antes, pra mim o combate é o ponto mais baixo do jogo, você praticamente tem que controlar dois personagens em um, já que tem que se esquivar dos ataques inimigos enquanto ataca com o outro personagem, que é o seu subordinado. Além disso, o jogo tem alguns problemas técnicos, como falta de otimização em sessões que tem alguma espécie de "névoa" (não vou dar mais detalhes pra não dar spoiler, mas quem jogar vai saber do que estou falando), com quedas de framerate absurdas que me impediram de terminar o jogo no final (estava realmente injogável), e erros grosseiros como não atualizar a contagem de moedas no HUD depois que você compra algum item na loja.

Me dói muito não recomendar esse jogo, que comecei gostando tanto apesar da gameplay estabanada, mas que não consegui terminar por causa de má otimização... É uma excelente história e um grande exemplo de algo fora do convencional.