Reviews from

in the past


Pra quem quer curtir o RPG do game, é uma obra de arte digital. Mas quem quer jogar competitivamente, você está entando em uma piscina de merda.

Upei muito em Rotworm ouvindo Korn na adolescência, slc

Messiah nós nunca te esqueceremos.

Meu jogo favorito não tem nem o que falar , dificil e com muita coisa para fazer, mundo massivo de coisas, porem pode ser um pouco dificil para novos jogadores, principalmente pelo visual, que é meio antigo porem se tornou a marca registrada do jogo


Spent many hours here with a school friend of mine. Nice break from the obsession of chasing graphical advancement that was going on at the time.

Joguei muito os OT's Tibia editados de Pokemon, Naruto e Dragon Ball, eram bem feitinhos e populares no brasil.
O sistema de PK é muito bom e acredito que só deu certo no Tibia.

My classmates used to play on Dragon Ball and Naruto OTS and the thought that these even exist and you can play as Goku is incredibly funny to me

Eu fiquei preso no tutorial. O administrador teleportou na minha sala, viu minha situação e mandou minhas condolências.

[insira aqui uma review bem feita pro segundo jogo que mais joguei na vida depois do minecraft]

btw, sei que não é a mesma coisa, mas o que eu joguei mesmo foi as versões modificadas de dragon ball, e não o tibia base, mas como ninguém mais se lembra dos DBO/NTO, não existe a porra de uma pagina dedicada pra eles nesse site, fica ai as minhas 3,5 estrelas, que são direcionadas não pro tibia, mas o seu filho abençoado, e que graças à sua formula ridícula, possibilitou infinitos servidores diferentes que me entreteram pra caralho (até o momento que eram corrompidos pelo mal do capitalismo, e em seguida acontecia de o server falir por ter virado muito p2w)

agradeço eternamente aos que foram de verdade enquanto duraram (2010-2018) e simplesmente permitiram a existência de uma das maiores obsessões que já tive na minha vida, pq a maioria que ainda existe hj infelizmente é pay-to-play (igual ao tibia original)

Tibia é tibia, quando era criança lembro de criar outro char por ter caído em um buraco sem ter corda.

Pc não tava tankando rodar isso não

O jogo que marcou o Brasil. Qualquer brasileiro podia jogar o jogo, rodava nos computadores mais básicos de todos.
Tibia te ensina inglês, economia, comportamento humano e mais um montão de coisas para a vida, sério, só quem jogou sabe.

Muitas coisas no jogo mudaram e hoje já não tem mais aquela magia, mas ainda assim eu entro de vez em quando.
E algumas vezes me pego entrando no meu personagem em Rookgaard (lugar hoje em dia que a empresa tenta esconder) e só sentindo a nostalgia.

Como um jogo que não possuía som pôde proporcionar tantas memórias?

Frase que se dizia nas ruas do Tibia: "Você sai do Tibia, mas o Tibia nunca sai de você"

Não joguei tanto o Tibia original. Mas, como o site não permite a adição de servidores particulares(OTs), estou selecionando o Tibia também incluindo o OT Pokémon, que é um jogo qual dediquei muitas e muitas horas.

É uma vergonha gostar desse jogo, mas não posso negar que fez parte da minha infância e me fez gostar de RPG.

Felizmente, existe um contrassenso no que todo mundo vai te dizer sobre bons MMORPGs. O que os gurus vão te dizer sobre o que um jogo desses precisa pra ser bom tem um segredinho escondido, feito pra ser descoberto não por aqueles que seguem e mesmo superam os gurus, mas por quem se desgarra do rebanho e descobre, sem querer, um jogo ruim — como Tibia.

Esse segredo consiste no seguinte: quanto mais um jogo é bom em estimular exploração, menos exploração existe de fato no jogo. Por exploração eu não me refiro, naturalmente, ao ato de explorar, ipsis litteris. Eu me refiro a uma certa sensação de que o mundo é maior do que você, de que o perigo mora ao lado, de que você está à mercê do que está fora dos quatro cantos da tela. A sensação, afinal, de que o desconhecido já está aqui. É uma sensação análoga ao terror, é parente do desespero, mas vem junto com aquele sentimento de quando você está, afinal de contas, se aventurando.

Tem duas maneiras de te apresentar ao universo: “olha como o universo é grande” e “olha como você é pequeno”.

Se você vem e me diz — veja que enorme, esse mundo! Olha quanta variedade de comida pra você comer, quanto bicho pra você matar, quanto dinheiro pra acumular! Eu vou me sentir parte. Vou pensar do todo pra parte, vou alinhar o que dá pra fazer com o que eu quero. Vou entrar no mar e me esbaldar na água salgada.

Se, no entanto, você disser — olha pra você! Tão frágil, tão pequeno. Olha quanta fome você passa, de quantos jeitos você pode morrer, quão caras são as coisas que você quer! Eu vou me sentir engolido, vou encaixar o que eu quero no que dá pra fazer. Eu vou ter medo da água, vou colocar o pé antes pra saber se ela não é venenosa. Ou, no mínimo, gelada.

A aventura de uma trilha em uma enorme reserva controlada é muito diferente daquela em um pedaço esquecido de mato. Quando você entra em um bueiro de rato pela primeira vez, você não sabe quão grande ele pode ser. Dois ratos te matam com cem mordidas, mas três ratos te matam com vinte. O jogo não sabe que você desceu em um buraco sem corda — e o jogo não quer saber. Ninguém pediu pra você estar ali. Você foi porque estava com fome, porque é pobre, porque precisa.

Não sei se existe algum jogo hoje em dia que te avise que existe algum perigo em volta, mas não te diga qual é o perigo ou por que isso está acontecendo com você nesse momento. Se o fazem fazem pra causar medo. Outros jogos não avisam — ou avisam e inscrevem o perigo em um espaço, um tempo ou uma circunstância que te faça merecer aquele perigo. Pra purificar a relação do jogador com o desafio ou com o medo elimina-se o outro. Em Tibia, existe um encadeamento. O medo é um subproduto do perigo e o perigo, uma função do mundo sobre o personagem. O personagem é fraco, bobo e não sabe o que pode lhe acontecer.

Não é que o jogo queira fazer isso, e essa mistura de desafio com medo é, na verdade, um ruído. Porque, apesar de tudo. você não tem culpa se, 100 metros pro lado de onde você tá acostumado a ir, existe um monstro muito mais forte do que você é capaz de matar. Esse tipo de ruído desincentiva a exploração (o ato de fazer várias coisas, comer várias comidas e matar vários bichos). Mas em uma era de jogos purificados, destilados — na era da exploração, enfim — nós não temos aventuras: temos excursões.

Desafio é o que fica na sua parede, um testemunho da sua capacidade de superação. Aventura é história pra contar — mesmo que você saia arranhado e só de meia.

Não há como culpar a tentativa de mostrar o infinito de um mundo de fora para dentro. Tibia mesmo se transformou ao longo dos anos e é hoje um jogo muito melhor. Entendeu o que faz World of Warcraft bom, entendeu o que constitui o serviço de um jogo. Mas, por mim, eu vou ficar esperando jogos que me tragam novamente o infinito para fora. Afinal de contas, o infinito para fora somos nós que fazemos.

Esse jogo era o bicho lá em 2005, vários dos meus amigos jogavam, e eu passei muitas centenas de horas jogando também, eu só não tinha o espírito de aventura, já que ao morrer você perdia tudo e mais um pouco, só jogava no server Secura que eu sabia que era non-PVP e ficava me sentindo num jogo de terror quando explorava cavernas novas. Criei quase 10 personagens nos 10 anos que joguei e fui até level 24 máximo pq era medroso kkkk
Hoje sem tempo pra jogar de novo, além que tanta coisa mudou já, mas foi um marco, definitivamente

Foi um marco do inicio da popularização dos MMO's no planeta, mesmo sendo um jogo de gráficos simples e jogabilidade travada. Eu fiquei de recuperação em ARTES por causa desse jogo.

Apaguei a minha antiga análise para me aprofundar em um dos MMORPG que mais me dediquei em toda minha vida.
Tibia é um jogo que vai muito além de "gráficos" é uma construção de um grande MMO com uma infinidade de atividades para se fazer durante a gameplay.
Vejo muito preconceito com o gráfico, com o estilo de gameplay, mas quem realmente gosta e aprecia Tibia, sabe que o jogo vai muito além disso.
Além das áreas de hunts que são muito bem feitas, as cidades, os detalhes de cada lugar e a ligação para chegar em respectivo lugar é algo extremamente bem feito e construído, desde a sua chegada numa cidade, pelo barco, até mesmo chegar no destino de área de hunt, é tudo muito complexo e maravilhosamente construído, eu rasgo elogios em como um game graficamente tão simples, consegue fazer isso tão bem. Porque não torna o jogo chato, pois no meio do caminho você pode encontrar outras criaturas, mesmo que sejam de níveis inferiores, mas ainda sim é algo bem construído e um level design muito foda.
As quests do Tibia é um dos MELHORES e MAIORES pontos fortes do game, não faltam detalhes nas construções de quests, narrativas, enigmas e o que deve ser realizado durante elas. Cada informação e detalhe que é proposto em tal quest é gigantescamente maravilhoso, fazendo com que até hoje, algumas quests sejam conhecidas no game por serem difíceis de entender e até mesmo de completar, acho que só quem fez Pits Of Inferno e a The Inquisition na era dourada do Tibia sabe a emoção de ficar horas e horas com sua guild e tentando descobrir como fazia pra passar ou até mesmo chegar no fim dela, a Inquisition em si nunca irei me esquecer que fui a primeira guild em Balera a participar da Inquisition, e quem não quebrou a cabeça no Hellgorak na primeira vez quando ele anulava qualquer dano dos jogadores?
Os sistemas novos que a Cipsoft vem implementando com certeza divide a comunidade em três partes, os que gostam do "old tibia 7.1-7.6", dos que gostam da era dourada do Tibia em seu auge "8.0-8.60" e os que apreciam o tibia atual, mas eu como jogador de tanto tempo, admito que adorei cada implementação e como o game se transformou mais ainda em MMO e facilitou para todos, mesmo que muitas pessoas não gostam.

Esse jogo mora no meu coração, nunca vou deixar de ter Tibia como um extremo carinho, não apenas da sua versão original, mas também das versões alternativas, os OTServers, que cada pessoa, equipe, teve o seu tempo empenhado e trazendo a diversão para milhares de jogadores, sendo eles criando servidores com um mapa totalmente próprio, o que eu acho MUITO divertido em geral, por trazer bem mais novidades a comunidade e introduzir sistemas mais práticos durante a jogatina, como muitos fazem até hoje, tive o imenso carinho de participar da comunidade de fórum do TibiaKing e Xtibia, que tinham brilhantes cabeças que criavam mapas de otserver gratuitos e disponibilizava para o público, simplesmente incrível como esse game já trouxe tantas lembranças boas para minha vida.

I can have a bit of fun with Tibia IF I'm with my friends and as long as the gameplay doesn't last more than two hours and then we take a long time before playing again (like a year), because it gets really boring and is ugly af.

E os meus amigos que me zoavam por jogar Runescape mas jogavam Tibia???