Reviews from

in the past


O começo de uma franquia gigantesca e histórica.

O que eu falei la na review do The Last of Us Part I sobre ele ser um jogo que mudou totalmente a forma das pessoas enxergarem os jogos, também vale e encaixa perfeitamente pro Resident Evil 1.

Vale lembrar que, apesar de RE1 não ser o primeiro survival horror lançado ele foi (na minha visão) o primeiro a dar uma girada na chave pra que os próximos que viesse nesse estilo, brilhasse de maneira magnífica.

Dado este ponto sobre a influência do título de terror da Capcom, vamos a um lado mais pessoal e dizer o que eu achei do jogo em si.

Bom de começo eu não estranhei o jogo nem um pouco porque eu já sou bem familiarizado com os jogos antigos da franquia, e o primeiro segue quase o mesmo esquema de controle que sinceramente funciona super bem. Foram poucas as vezes que eu me vi enrolado pra atirar em algum inimigo, mas em alguns momentos principalmente pra empurrar caixas ou objetos afim de solucionar puzzles, o controle se demonstrou um pouco falho, um movimento errado e eu devia sair e entrar na sala novamente pra resetar a posição e fazer tudo de novo.

E como eu comecei a falar de puzzle, RE1 não decepciona nos seus quebra cabeça na verdade eles são muito bem feitos e da uma satisfação enorme quando você consegue acertar um enigma. Uma coisa que achei interessante é que os puzzles desse Resident Evil em específico, são um tanto mais simples do que os dos outros, só teve 1 ou 2 que eu tive de dar uma olhada na internet pra saber como resolver.

Mas relaxe que esse aqui não é um daqueles jogos antigos que você tem que ficar com um papel de detonado ao lado pra zerar, ta? RE1 é intuítivo e se você explorar cada salinha seguir o esquema de sempre de bater em cada porta você raramente vai ficar sem saber aonde ir, checa sempre os itens que não vai ter erro.

O tamanho do jogo também é algo agradável cheguei a finalizar ele em apenas 5 horinhas e foram 5 horas de tensão contínua, então se tu tem problema com isso ja vai ficando avisado ai que esse jogo tem uma pegada bem macabra e cruel que vai te deixar com o rabinho preso.

Eu não vou dizer nada sobre a história pra não dar spoiler, mas já adianto que ela é muito boa apesar das atuações toscas da época. Os personagens postos como nossos companheiros são marcantes e os vilões também não ficam de fora, todo bixo que você encontra aqui vai ficar na tua cabeça por um bom tempo, principalmente o Boss final..

Vale a pena jogar RE1 do PS1 atualmente? Vale sim, mas recomendo jogar a versão Remake que é mais bonitinha e mais agradável, mas de PS1 também não fica pra trás os gráficos envelheceram sim porém ainda tem o teu charme próprio !

This game may have some outdated design elements compared to the 2 sequels that followed it, but it's still extremely good at what it does. Perhaps better, even, than the follow-ups. A slight bump-up because I love the voice work to death.

This game gives me goosebumps to this day

O primeiro jogo que zerei no Miyoo Mini Plus, o console retrogame portátil que comprei já faz um tempo no Aliexpress, sempre joguei alguma coisinha nele como Tetris, Doctor Mario, etc... Mas nunca zerei algo dentro dele, aliás, ótimo produto diga-se de passagem, recomendaria bastante o console... Se não tivesse o atual aumento na taxação de importados para o Brasil... Como o produto é chinês ele infelizmente sofre com o novo imposto de importação do governo federal, como eu comprei ele no primeiro semestre de 2023, a taxação pelo produto foi bem baixa comparado com hoje em dia, então compensava bastante comprar ele. Enfim, voltando ao jogo em si, já falei em outras reviews dos primeiros jogos de Resident Evil que a primeira trilogia é muito boa e envelheceu que nem vinho, sendo assim, Resident Evil 1 Director's Cut não foi diferente. Tenho 20 anos e não tinha pegado essa primeira fase do Resident Evil, já zerei o remastered desse primeiro jogo da trilogia, mas nunca zerei o original, e foi por isso que decidi batizar meu Miyoo Mini Plus e zerar o primeiro jogo da franquia dentro do meu primeiro console retrogame. Ótimo jogo até nos dias atuais, um clássico do primeiro PlayStation. Só mais uma coisinha que queria comentar... As músicas da safe room desse jogo e do remastered são lindas demais!

Resident Evil: Director's Cut deserves a perfect score for great music, a fun story, and amazing level design that never failed to make me panic. It took me a while to get used to the combat system, but when I did I started having a lot of fun running around and stabbing zombies. I won't lie though, I definitely used the rewind and save states frequently playing it on my PlayStation 5. One day I'll revisit the game and play it more strictly, Resident Evil deserves that. I loved crawling through every room of the Spencer Mansion and it's surrounding areas, and I'd be happy to do it again, either as Chris or as Jill in the beautiful looking remake.