Finalizei recentemente a campanha da versão remasterizada de Halo: Combat Evolved, um dos maiores jogos do gênero first-person-shooter (FPS) de todos os tempos, por meio da coleção Halo: The Master Chief Collection, e aqui vão os meus principais pontos:
⚠ | Lembrando apenas que esse é a minha opinião sobre o jogo, ok? Você não é obrigado a concordar com ela :)

Comparando com o jogo original de 2001, Halo: Combat Evolved Anniversary teve uma melhoria gráfica e no áudio visível. No próprio jogo, conseguia perceber que os gráficos foram remasterizados e melhorados, já que conseguia alternar entre o gráfico remasterizado e o gráfico original. Aparentemente, para mim, o jogo também estava fluído também. A história é bem boa, e considerando o jogo original de 2001, é complexa. Porém, achei a jogabilidade meio datada comparados com outros FPS (não sei se é possível alterar) e até difíceis, como o do Warthog (é muito difícil controlar aquilo, principalmente quando ele for extremamente útil). Também achei o jogo meio repetitivo no geral, com assets e inimigos repetitivos - às vezes tinha a sensação de "demora" por "estar passando no mesmo lugar nas mesmas vezes" e não acabar "nunca".
Halo: Combat Evolved tem um grande legado na indústria dos videogames, é inegável, sendo a sua versão remasterizada boa no geral, mas tem alguns problemas até que significativos, como a jogabilidade e a repetição dos jogos. Apesar de entender que estamos falando de um jogo de mais de 20 anos atrás, ele é certamente datado comparado a hoje em dia, inclusive o remaster, mas isso ainda não tira a grandeza de Halo: Combat Evolved, e a parte boa de seu remaster.

Se você fica curioso, quer saber mais sobre Halo e quer jogar os primeiros jogos, recomendo esse jogo - aliás, recomendo não só esse jogo, mas a coleção (Halo: The Master Chief Collection), que contém outros jogos mais antigos de Halo também.



Reviewed on May 11, 2023


Comments