Bom, continuando minha jornada de escrever uma reviewzinha pra cada jogo de Sonic que eu jogar, aqui vai mais um, e dessa vez de um jogo que, apesar de achar muito, e muito melhor do que Sonic 1 para Mega, ainda tenho uns (apesar não muitos) incômodos pra pontuar.

De início, o downgrade que de ir pra um console com muito menos potencial se mostra, muito, mesmo, você já recebe um aviso de que você não vai ter loops ou momentos com umas animações fudidamente boas, mas eu, nem de longe, acho isso um problema, se eu pudesse trocar todos os loops, todos os momentos de entrar em "canos" no Sonic1G eu trocaria todos eles por um level design com muito mais personalidade como o que há nesse jogo aqui. Eu acho as fases desse jogo, geralmente tão, mas tão melhores que as fases de mega, tanto as novas, quanto as que são adaptações, acho que a única exceção pra isso é a Green Hill, que apesar de eu gostar aqui, acho a versão de mega melhor.

Aproveitando o gatilho de Green Hill, eu acho que a única coisa que ela peca é que ela parece muito, mas muito básica, não num sentido bom, você não sente muito aquela fase como algo espetacular, como sentia no Mega, e o segundo ato tem algo que me incomoda muito, que é aquela parte que você vai na caverninha, a física do Sonic dentro da água nesse jogo é muito, mas muito ruim, ele não parece só mais lento, ele parece ter uma calça jeans molhada e uma perna quebrada de tão lento que ele parece, é incomodo, te da uma agonia de "Eu quero ir mais rápido, eu quero ir mais rápido" e isso é algo que, infelizmente é muito sentido em algumas fases, não pelo jogador, mas pela forma como ela é concebida.

Por exemplo, Bridge Zone, o mesmo problema, amo o visual da fase, uma fase de ponte em Sonic é algo diferentinho e até que bem bacana, o desafio dos diversos pulos que você tem que fazer, e também as coisinhas que você tem que ir um pouco mais longe pra pegar, são coisas legais, principalmente na versão de Game Gear (E sim, eu vou falar das duas aqui, pq não tem conteúdo o suficiente pra separar), eu prefiro a forma da fase no GG, parece menos reta e um pouco mais diagonal, isso me agrada, de alguma forma faz parecer mais fluído e agradável, difícil de explicar o porque, só um feeling meu, mesmo. Mas eu tenho um problema MUITO grande com o ato 2 dessa zona, não é com o level design dela, mas sim com o fato deles terem decidido torna-la uma fase side-scroller em SONIC, apesar de ser uma fase curta (tem 1 minuto e pouco), é muito agoniante ficar naquilo de querer ir rápido mas ter o jogo te impedindo, então mesmo com o design bacana dela, isso incomoda bastante, apesar de que não estraga a fase, muito menos a zona num geral, eu ainda acho Bridge Zone super divertida e uma das melhores zonas no jogo, mas é algo que poderia ser bem melhor e que tira um pouco do jogo.

Bom, olhando pelo lado bom, a próxima é a jungle zone e deus, eu AMO essa fase, tudo nela encaixa tão bem, subir e descer pelas vinhas é visualmente super agradável, os saltos entre madeiras caindo de uma cachoeira, os lagos com piranhas, eu acho que se tivesse mais poder de hardware, eles até botariam partes onde você tem que se balançar, já que eu enxergo essa premissa em algumas plataformas voadoras que tem aqui. Enfim, o que mais me agrada nessa fase é que tudo parece se encaixar tão bem que torna ela super divertida de passar, seja indo o mais rápido possível, dando saltos exatos ou explorando um pouco essa selva pra achar uma esmeralda ou algo do tipo, é super legal. E a subida na cachoeira do ato 2 é super divertida, e desafiadora de uma forma agradável, também.

Agora Labyrinth Zone tem uma coisa bem interessante, ela é uma fase completamente diferente em cada versão dos jogos, ambas partilham das mesmas qualidades e dos mesmos problemas, estranhamente, apesar de eu gostar do design delas, achar o fator labirinto super bem explorado, eu tenho um problema tão grande com a velocidade dessa fase, porque como eu disse mais cedo, meu deus do céu, a velocidade do Sonic embaixo d'água é terrível, ele não parece mais lento de uma forma natural e como algo submerso pareceria, ele parece mais lerdo de uma forma tão desagradável, não natural e tão absurda que tira toda a graça que essas fases poderiam ter, elas são facilmente o que eu menos gosto em ambas as versões, porque passar por elas é tão irritante, é tão irritante esperar 10 segundos pra andar uma linha reta ou 3 pra dar um pulo, é tão desgostoso e absurdo esse slow que o Sonic recebe embaixo d'água que ele é capaz de tirar COMPLETAMENTE qualquer valência que essas fases poderiam ter.

E sobre Scrap brain. eu tenho surpreendentemente pouco a falar, eu gosto do que tem no segundo ato dela, acho o primeiro ato rápido até demais, mas o terceiro ato dela, a falta de um boss e um simples labirinto é algo tão ruim pra ela, falta muito senso de urgência nessa fase, tipo, qual o perigo dela? Você tá cheio de aneis, quase não tem inimigos, não tem um timer contra você, a corrida pra chegar no Robotnik não parece crível o bastante, parece simples demais pra algo que é está literalmente um level antes da fase final. Apesar de não gostar da fase no Mega ser um ato 4 de Labyrinth Zone, até aquilo consegue ser melhor que um labirinto que você pode passar em 20 segundos e tem um tempo total de 9 minutos pra descobrir o caminho, a simplicidade dele é tão desagradável, a falta de urgência da fase é um problema tão grande pra climatização do jogo, pelo menos o ato 2 salva bastante, já que apesar de algo que eu sequer consigo considerar puzzle, e sim só um caminho um pouco mais complicado, eu até que gosto daquilo, não é algo wooow, mas é bacana, também tem a exploraçãozinha a mais que você tem que fazer pela esmeralda e pela vida da fase que torna ela um tanto mais bacana também; mas no geral, ééééé, eu não gosto de Scrap Brain aqui.

Mas pelo menos, puta que pariu, eu amo Sky Base, o primeiro ato é incrível, a tempestade junto com as armadilhas que se comunicam com o cenário como se fossem trovoadas é algo tão incrível, e além de incrível super difícil, já que a fase é cheia de armadilhas, pulos que não são os mais fáceis de se fazer, mas ela consegue fazer isso numa medida muito boa, nunca parece injusto, nunca parece culpa do jogo, geralmente o que acontece aqui costuma ser culpa sua, e é uma culpa que talvez numa primeira vez jogando você vá sentir bastante, asdoashdasi, pelo menos se for ruim em plataformers, como eu sou. Mas se tem uma coisa que me agrada aqui é como ela parece muito uma fase final, o ultimo momento antes de se enfrentar o maior perigo, diferente de uma Labyrinth Zone Act 4 como é na versão de mega, aqui é uma subida super perigosa e cheia de armas (apesar de nenhum badnik) pra base do Robotinik que passa um clima bacana.

Ainda sobre as fases, eu amo como aqui elas parecem prosseguir de uma forma muito melhor que as fases de Mega, elas parecem se ligar e é super bacana isso, de uma planice você vai pra uma ponte que se liga com uma floresta, que no final vai te jogar pra uma ruina antiga até você finalmente chegar na fábrica do seu inimigo que no final vai te levar pra uma plataforma pra subir no seu dirigivel, é algo que funciona super bem e dá um senso de progressão na aventura super legal, diferente do que é ir de uma planice pra um templo, e daí pra uma cidade (?). Ou ir de uma fábrica que vai te levar pra um lugar cheio de água e te jogar de novo pra mesma fábrica. E sim, eu to comparando com Sonic 1 pra mega pq, po, é tipo, um "porte", querendo ou não.

Ah, e outra coisa que me agrada MUITO, nesse jogo é a estrutura dele, no lugar de 3 longos atos, 2 atos e uma fase que é exclusivamente um boss, simples, sim, mas muito melhor que a estrutura do mega que tornava as zonas algo longo demais, por vezes. Inclusive, falando nos boss, eu gosto de alguns deles, desgosto de outros, como eu disse antes, o "boss" de Scrap Brain é terrível, mas o boss da Jungle Zone é super divertido, acho que o maior problema com eles é que dependendo da versão que você tá jogando, eles são fáceis demais, já que, como a tela do gamegear é menor, é possível se bater no robotinik fora dos momentos que o jogo quer que você acerte ele, fora que mudaram o boss da bridge zone pra algo que é literalmente segurar o direcional pra baixo, não é um grande problema, mas admito que incomodou um pouquinho quando joguei a versão de GG, sorte que isso não acontece no Master, pelo menos.

Enfim, apesar de uns incomodos com Scrap Brain, Bridge Zone Act 2 e Labyrinth Zone, eu não consigo pensar em nada que me faça desgostar desse jogo, e o resto dele é bastante positivo, as fases parecem ter um algo a mais, os elementos delas se misturam muito bem com os cenários das mesmas, a temática delas é super bacana, e como eu disse lá encima, eu amo a progressão nelas. E apesar de não ser um jogo necessariamente rápido por conta de limitações de hardware, ele contorna isso muito bem fazendo as fases serem mais curtas, assim fazendo parecer que você tá sendo rapidinho e não numa velocidade mais lenta, como era de se esperar por conta de limitações.

No final eu sinto que esse jogo era um pouco do que Sonic 1 de Mega era pra ser, uma boa apresentação pra mecânicas de personagem, com fases visualmente interessantes em um level design que mistura ser rápido com ter que ter fazer alguns movimentos mais precisos. Sinto que no final esse era o objetivo da Sega, e honestamente, eu queria muito mesmo que esse jogo, com essas fases tivesse ido pra um hardware melhor, porque eu consigo imaginar o quão legal seria esse jogo com cipós pra se balançar na jungle zone, com uma velocidade melhor embaixo d'água e com as animações incríveis que Sonic 1 tem. Como acho que deu pra notar, eu não acho ele um jogo perfeito, mas acho super competente e muito divertido na maior parte do que ele tenta fazer. Infelizmente, e um pequeno spoiler aqui, a sequência do jogo pega tudo de bom que tem aqui e joga fora.

Reviewed on Jan 12, 2022


1 Comment


1 year ago

A musica da Bridge Zone é impecável.