Mesmo que eu não seja nada fã de Beat'em up por diversos motivos, eu aprecio a tentativa de um gênero para um jogo do Aranha, (Okay, não tão novo porque já teve aquele jogo de arcade antes) infelizmente a tentativa não funcionou muito bem, me entregando ao final um jogo mal balanceado, com fases repetitivas e nada atrativas, além de longas demais para a quantidade ínfima de conteúdo que o jogo tem.

A primeira fase não é ruim de início, mas logo o jogo mostra o maior de seus problemas, claramente não ter conteúdo o suficiente, fazendo com que a duração dele seja artificialmente inflada.
As fases do jogo são curtas e sem variação em cenário, (além de que você passa pelo mesmo cenário muitas vezes, tem 3 fases num beco por exemplo) rapidamente você chega no limite da primeira direção dela, primeira direção porque por algum motivo você tem que voltar a esquerda após chegar no final, não existe motivo narrativo pra isso, me fazendo pensar se não era mais simples eu só ter ido pro meu objetivo direto? Realmente sinto que de alguma forma queriam inflar o tamanho do jogo e não tinha noção ou disposição de tempo para conseguir de uma forma natural, então acabou que eu me sentia idiota por ter que ir e voltar.

Uma coisa que ajuda nesse sentimento é que os inimigos não são apenas extremamente repetitivos, eles são muito aleatórios também. Entendo que são necessários os inimigos comuns de cada fase, mas sequer se esforçaram pra dar pra eles alguma vestimenta razoável, então acaba que eles são tipo, valentões de rua, adolescentes e até mesmo velhos de guarda-chuva, não combina em nada com o Homem-Aranha, e nem com o Venom que a esse momento já era muito mais um anti-herói, inclusive na HQ de base. Mas o pior é que eles sequer são apenas inimigos aleatórios de fase, por vezes esses bonecos aleatórios chegam a ser chefões, tem uma fase aonde o chefe são dois velhos de guarda chuva, ou a primeira fase que as chefes são duas mulheres, a primeira fase do Venom que são 2 aleatórios, e eles serem extremamente fortes a ponto de serem tratados como não apenas os grandes inimigos de uma fase não é nada comprável, tipo, eu sou o Venom, é pra eu ser super-poderosa.

Mas admito que mesmo quando os inimigos são os Super-Vilões de fato continua sendo chato, não porque os chefes são ruins em si, mas porque enfrentar eles tipo, oito vezes torna tudo um saco. Toda hora se repete, você bate no Doppelganger do Miranha, ele vai embora, você bate no Duende Demoniaco (que inclusive é meio bugado, se você bate nele ele consegue te hittar durante o hit-stun) e ele vai embora pra voltar depois. E a forma do jogo fazer essa volta ser mais difícil não é dando mais movimentos ou recursos pros personagens tornando eles mais difíceis, é só botando mais inimigo pra você lutar ao mesmo tempo, então acaba que tem fase que você luta com 5 boss ao mesmo tempo.

E a dificuldade do jogo se constrói muito em cima disso, ter mais do que antes, e não ter algo melhor, e eu acho esse tipo de dificuldade algo muito artificial, não me é muito agradável e por vezes só soa extremamente injusto estar lutando contra 1001 coisas na tela. Com exceção disso existem uns inimigos que soam puramente injustos, os robizinhos que atiram podem te dar um combo 100/0 por você não cair ao final do hit deles, e como são muitos na tela isso é bem fácil de rolar, o chefe da fase do quarteto fantástico não dá pra se ter noção alguma de como você pode bater nele, como ele vai te dar dano e etc, é um chefe confuso na forma de bater, muito frustrante de se estar contra, tornando a luta simplesmente irritante, coisa que muitos outros momentos já são.

Também tem muitas coisas que eu sinto serem um desperdício de potencial, tipo, por algum motivo nas fases você não pode trocar entre os personagens, ou ter um multiplayer, aqui se tem um caminho pro Homem-Aranha e outro pro Venom, fazendo com que se deva optar qual seguir, e como as fases são bem repetitivas, o fator replay que eu sinto ter sido a ideia acaba não existindo. O combate também não é dos melhores, apesar dos personagens terem alguns ataques extras, eu não curto muito a forma como é feito, raramente esses ataques extras podem ser usados pra formar um combo ou fazer algo de diferentes, eles meio que só tão lá existindo, e por você só ter um combo de quadrado no jogo, eu fico com a sensação de que estava fazendo a mesma coisa o jogo todo, e não era como se essa coisa fosse satisfatória de se fazer.

Eu acho isso triste porque eu sinto que esse jogo tinha certo potencial, os primeiros 5 minutos dele são até divertidos, e a primeira luta contra cada boss também é bem bacana, (Eu gosto principalmente da do Carnificina) e apesar de eu achar esse sprite musculoso muito feio no Homem-Aranha, eu adoro como ele fica no Venom, amo o visual dele aqui, combinou com ele o estilo, e eu também gosto da ideia de contar a história do jogo replicando os painéis da HQ, apesar de alguns serem bem feinhos. Essas poucas qualidades me fazem não odiar o jogo, ele ainda tá longe de ser bom, mas ao menos terminei sem um gosto tão amargo na boca, esse ao menos foi só uma experiência não tão ruim, o que já é um milagre pro que a franquia me apresentou até então. Ah, e o Morbius aparece, o que já melhora o jogo.

Reviewed on Jun 11, 2023


Comments