This review contains spoilers

Resident evil 2 de 1998 é um dos jogos mais queridos da franquia, com inúmeros momentos icônicos e uma legião de fãs fiéis até hoje. Com o anúncio do remake, toda a comunidade se encheu de expectativa, com a esperança do retorno consolidado do survivor horror a série, elemento que consolidou Resident evil, mas que havia se perdido ao longo dos jogos da franquia, apenas se reavivando em Re7. Resident evil 2 remake conseguiria fazer jus ao icônico jogo original?
Conseguiu com toda a certeza.
Resident evil 2 remake consegue captar toda a essência do original, com o clima de opressão e desconforto perseguindo o jogador ao longo de toda a sua jornada, sendo destaques nesse sentido a excelente iluminação e ausência da mesma, e a excelente direção de arte, com recriações quase perfeitas de muitas locações do game, além de todo o caos nos ambientes que ajuda muito a passar o inferno que ocorreu em racoon city.
Os efeitos sonoros também se destacam, com a priorização do silêncio para se construir uma atmosfera opressora até às ameaças aparecerem, as quais cada uma delas, com destaques aos zumbis e os lickers todos com sons de gelar a espinha. No entanto ainda prefiro a DLC que altera a trilha sonora para a do re 2 original, com todas as músicas icônicas e perturbadoras, com sons de batidas repentinas , o que reforça mais ainda a opressão e desconforto então para quem deseja vale a pena pagar baratinho para ter essa experiência a mais.
Quanto a gameplay, ela foi refinada ao ponto dos tempos atuais, com a câmera acima dos ombros , mais próximo a gameplay de Resident evil 4, do que os clássicos controles tipo tank e visão isométrica do game original. E posso dizer que foi feita de forma primorosa a gameplay pois apesar de quase totalmente diferente, ela consegue transpor toda a essência original enquanto a modernizou para os tempos modernos. Ainda se mantém a gestão de recursos limitados, o leva e traz de itens e os puzzles.
A dificuldade do game é relativamente alta, sendo bem mais difícil e menos generoso que Re2 original, o que fará aqueles que não tem uma boa atenção e gestão de itens passarem um inferno, principalmente a partir da chegada de Mr.X que irá perseguir implacavelmente o jogador ao longo de toda a primeira parte do game, o que somado a todos os elementos acima simplesmente faz a espinha congelar.
Quanto ao enredo está mais polido e humano, com destaque para as interações dos personagens e seus tratamentos, com mais humanidade e atenção, o que só se acentuam com as excelentes expressões faciais dos personagens que permitem muito mais nuances de sentimentos para os personagens.
Porém nem tudo são flores e os maiores pecados de Re2 remake vem justamente de uns dos fatores que mais destacava o Re2 de 1998 : os cenários A e B e o sistema de zapping.
No game original, podíamos escolher um dos dois protagonistas para iniciar o game , e ao zerarmos, liberávamos uma campanha alternativa com o outro personagem, sendo essa segunda campanha, com várias mudanças como alguns locais exclusivos, diferentes personagens e interações, e a presença do perseguidor Mr x, que apenas está presente no cenário B no jogo original.
É aqui que entra o mencionado anteriormente o sistema de zapping, que é os itens que são carregados de um cenário para o outro. Por exemplo, os itens não pegos no cenário A, permanecem presentes no cenário B, tornando mais fácil ou difícil a segunda jornada , dependendo do que vc escolheu pegar anteriormente. Assim como ao fechar uma série de janelas eletrônicas em um cenário, apenas para no cenário B elas parando de fechar e o uso de gás anti BOW para enfraquecer as criaturas no cenário A, tornará elas mais fortes no cenário B. Podemos também em um cenário de um personagem encontrarmos os cadáveres de personagens mortos na campanha do outro personagem, como encontrar o corpo de Irons com Leon e o de Ben com Claire. Todas essas coisas estão ausentes no remake, o que faz os dois cenários no remake serem quase idênticos e não se encaixarem tão bem quanto no game original, ficando mais parecendo universos paralelos do que duas campanhas.
Em conclusão, apesar dos pesares, Resident evil 2 remake consegue ser superior ao original na maior parte dos aspectos possíveis, e um título extremamente importante no caminho de reavivar o terror na franquia.
Se você gosta do original de ps1, se sentirá muito bem servido no remake. Nota 9.8/10

Reviewed on Apr 21, 2023


Comments