Resgatar aspectos clássicos, embora estejam em desuso devido a tendência de mercado, pode ser mais positivo do que TENTAR criar algo novo.

E isto é Signalis, um Survival Horror clássico nos dias atuais. Não espere inovações, revoluções, uma nova geração de Survival Horror, é muito mais simples, e até mais sedutor, do que isso.

Diferente de jogos como Resident Evil 7, que simula aspectos do Survival Horror clássico mas bem simplificados, Signalis resgata de maneira integral e fiel a era de ouro do gênero.

A ideia é clara, trazer esse formato para os jogadores novatos, ao mesmo tempo que convida os veteranos para ter uma experiência velha guarda.

Desta feita, o game não se acovarda em trazer nada que facilite ou "modernize" o aspecto clássico do gênero, entregando de modo total todo o charme do gênero em sua melhor forma.

O game não traz um perseguidor como muito se tinha nos games mais antigos desse gênero, e considerando o quanto esse artificio está saturado nos próprios jogos atuais, não fez falta alguma.

De resto, tudo está aqui:
- Os Puzzles complicados que exigem raciocínio lógico, e ciência das mecânicas;
- Ambientes claustrofóbicos que a qualquer momento pode se entrar um inimigo;
- Gerência de Itens e recursos;
- Ter que escolher entre matar ou fugir a fim de preservar munição;
- Os documentos que contam a história;
- O backtracking orgânico a fim de evitar inimigos e conhecer o ambiente;
- A consulta constante do menu para fins de gerenciamentos.

A fim de agradar os dois públicos alvos (novatos e veteranos), o game oferece a opção de se jogar pelo controle de Tank, ou pelo modo mais padrão. A dificuldade vai variar justamente a partir do perfil de cada jogador, talvez os jogadores mais novos possam se sentir mais repreendidos e tenham mais dificuldade, os veteranos devem tirar de letra pois é o mesmo raciocínio dos games clássicos do gênero.

Eu zerei o game com ZERO mortes, não por ser exatamente fácil, mas eu me senti tão "em casa" que já sabia como sobreviver aquele mundo.

Os puzzles é onde o desafio real se encontra, a exigência da leitura de arquivos, estudo do cenário, e até mesmo informações do começo do jogo, estão presentes e serão cobrados a cada fase. Dito isso, eu me arrisco a dizer que os puzzles de Signalis, no que se refere a criatividade e inteligência aplicada na criação destes, rivalizam com os do Remake do primeiro Resident Evil (para mim, o melhor Survival Horror que já joguei), talvez até mesmo os superando.

Quanto a história, o game não tem intenção de ser expositivo, cabendo ao jogador ler os arquivos e interpretando as informações ali externadas. Até tem poucas cinemáticas, ilustradas por uma ótima arte, mas que também dizem pouco, mas também dizem o suficiente para fisgar o interesse do jogador.

Há um apelo para uma proposta mais inclusiva na história, as figuras presentes no game serem, em sua maioria esmagadora, femininas não está ali atoa. Com efeito, o game representa de maneira honesta a abordagem mais feminina, com 4 finais que também evidenciam um suposto romance.

Falando nos finais, estes possuem requisitos que surpreendem por não se limitarem a alguma caminho ou decisão que o jogador escolha no passar da história. O que será avaliado, para a escolha do final, será toda a gameplay do jogador.

Com exceção do final verdadeiro, os outros três finais podem ser gerados a depender da abordagem escolhida pelo jogador, desde a mais covarde ao apenas fugir dos inimigos, até a mais extrema buscando eliminar tudo que vê pela frente.

Com efeito, o fator replay é garantido pela busca desses finais, além do modo Survival que aumenta a dificuldade do game e deve atrair os jogadores que busquem mais desafio.

Concluindo, Signalis é uma carta de amor aos fãs do gênero Survival Horror em sua época de ouro, mas também é uma novidade para os jogadores mais novos, os convidando para uma abordagem mais rústica e direta, sem facilitações que subestimam a capacidade do jogador.

Acertando em tudo que se propõe a fazer, e não só resgatando a essência clássica, mas também rivalizando com os próprios jogos clássicos, Signalis é uma obra prima do gênero em sua melhor forma.









Reviewed on Feb 26, 2023


Comments