Resident Evil 4 Remake era um projeto arriscado, ainda mais após a frustação imensa que foi a reimaginação do terceiro game da franquia e a Capcom sabia disso. Felizmente, a atrocidade gerada a partir do "Demake" de Resident 3 não se repetiu aqui, muito embora eu tenha vários pontos contra o jogo de 2023.
Falando do básico, a gameplay é consistente porém não me pegou tanto, ja que algumas de suas mecanicas tipo stealth e parry acabaram sendo para mim ponto negativos, não precisavam estar ali e botaram so para inflar a "dinamica" da jogabilidade, ao meu ponto de vista falhou miseravelmente. Porém a gameplay ainda sim é bem feita e viciante, muito embora eu ainda prefira muito mais a do jogo original. A exploração de cenário do remake está impecável e infinitamnete superior ao clássico, talvez seja a melhor da franquia, repleto de backtracking e a necessidade constante de dar uma olhada em cada pixel de todos cenários do jogo. Falando nisso, o level design do jogo é muito bom porém deixa a desejar em alguns momentos, partes retiradas ou completamente alteradas não me agradaram tanto quanto deveriam, senti falta de muitos elementos de design visto lá no game de 2005.
A reimaginação realmente não colou muito comigo, a remoção de cenas, cenários, chefes, inimigos e outros são um dos maiores pontos negativos desse jogo, muito coisa emblemática que caracterizava RE4 foram simplesmente deixadas de lado ou refeitas de uma maneira bem sem graça, já que tentaram deixar o game mais "dark" e "sério", sinto que o jogo perdeu muito de sua identidade com isso. Muitos personagens ficaram mais interessantes aqui, mas em contraposto muitos outros ficaram mais rasos ou mais indiferenes, seja em design ou em personalidade e aparições, o que me chateou um bocado também.
Os chefes em sua grande maioria ficaram bem bons, porém novamente, prefiro grande parte das batalhas do original, uma ou outra ali eu senti uma melhora no Remake mas foram bem poucos os casos em que isso ocorreu. A atmosfera é um show a parte, tem suas divergencias do RE4 clássico porém aqui ela ficou ótima da mesma forma, em vários momentos eu sentia tensão bem forte graças a toda composição de elementos que davam um clima bem mais grotesco em certas partes o game, ainda mais junto da trilha sonora (principalmente as de chefes) que estão muito belas aqui.
Um parentese de elogio para animações, movimentações, modelos 3D de personagens e audio design, o que a Capcom consegue fazer nessa RE engine é sacanagem de tão bem feito que fica, desde RE7 nunca erraram nesses aspectos, sempre perfeito.
Todo o sistema de exploração, tesouros, quest e upgrades que estão interligados são o ponto mais altos do jogo, você se sente realmente recompensado por ir atrás de cada peça para montar um item tão valioso que eventualmente gerará mais upgrades para seu armamento, que por sinal está bem feito assim como no original. Sinto também que o jogo ficou mais "difícil", mas não me refiro a dificuldade de inimigos, e sim por causa da excassez total de recursos essenciais, em incontáveis momentos fiquei sem munição nem cura o que me atrapalhou muito, não sei se é um problema de game design ou se o jogo foi feito a base disso.
Contudo, digo que tecnicamente é um game excelente e bem fora da curva, porém prefiro muito mais o Resident Evil 4 clássico e tradicional que conhecemos por N motivos alguns quais já citei aqui. O Remake acabou sendo uma grata surpresa pois esperava bem menos até umas semanas atrás, mais passou longe de exceder minhas expectativas quais tracei quando vi o primeiro teaser lá em junho de 2022.

Reviewed on Mar 26, 2023


Comments