Resident Evil 7 foi o jogo responsável por trazer a Capcom de volta a vida após anos no fundo do poço por causa de suas péssimas decisões e terríveis lançamentos que desagradavam os fãs. Dito isso, RE7 para mim é um game super medíocre que traz consigo milhares de problemas e defeitos dentro do próprio game design.
A RE Engine é perfeita isso não tem erro, é legal ver ela ganhando sua cara nesse lançamento aqui (2017) mas é o único jogo qual eu sinto que a majestosa engine da Capcom não salva a obra final, devido aos problemas citados anteriormente quais eu vou começar a explicar de forma mais clara por agora. REVIL 7 contém para mim, um dos piores level desgins de toda a franquia, o que a qualidade (ate geral mesmo) dele decai após sair da casa é absurda, as vezes os cenários e objetos nem sequer tem coesão com a gameplay ou momentos em que ele só é pobre mesmo.
O game design é outro problema, esse é um daqueles REVIL que usam e abusam de script por mais que nesse seja de forma mais camuflada e possa passar dispercebida, mas que minha nossa como é TERRÍVEL nesse jogo, porque a maioria dos casos para ativar uma passagem, uma porta, uma ligação da Zoe ou seja o que for, o jogador tem que fazer ações completamente aleátorias para ativar o script dessa ação, é bem zoado para rejogar isso, que somado ao fato de não ter como skipar CG, fica tudo muito pior para o fator replay que é inexistente nesse game.
Como disse, sinto que a qualidade despenca antes mesmo da metade do jogo, a parte inicial na casa ate o duelo de motosserras com o Jack é relativamente boa, mas meu Deus como tudo fica pior e desengonçado após pisarmos no jardim, a direção do jogo vai para lama e afeta diretamente o gameplay, sessões SUPER entendiantes e chatas como a cabana e o Lucas, e um dos piores level design que ja vi em algo que é o Navio, sério que parte HORROROSA de ruim.
O jogo sofre um sério e grave problema de repetição de inimigos, nada é variado e do começo ao fim são sempre os mesmos, ate os mais difrentes tem o MESMO e exato design dos outros. Isso pode ser aplicado para criatividade em si da obra, é muito rasa e não arrisca em nada.
Alguns elogios que tenho a fazer é que mesmo com um level design bem fraco, o jogo entrega uma puta atmosfera excelente que pode te deixar tenso em várias oportunidades. O design de som então é algo a se aclamar, talvez o melhor da história dos games, excecepcional. Também é bom lembrar que a raíz de REVIL voltou aqui (atmosfera, backtracking, puzzles, etc) porém ao meu ver muito piorado em relação a trilogia clássica, puzzles sem criatividade/repetitivos e pouco inspirados, backtracking bem fraquinho e desnecessário algumas vezes, etc. Tenho para mim que ao mesmo tempo que esse jogo volta a raíz, ele também se distancia muito do que foi Resident Evil.
Resident Evil 7 é o grande berço da fase atual da Capcom, embora eu o desgoste tanto sei apreciar esse feito. Um game que esperava tanto não me entregou quase nada, mas graças a ele os posteriores lançamentos me satisfazeram demais. Ainda sim recomendo para fãs de survival horror.

Reviewed on Jun 24, 2023


Comments